Brasil e Japão assinam acordo para desenvolver agricultura digital e de precisão
O projeto também tem como um dos seus objetivos desenvolver tecnologias agroindustriais sustentáveis. A parceria começará no segundo semestre deste ano.
Na sexta-feira (9), o Ministério da Agricultura, a Embrapa e o governo japonês, através da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), assinaram um acordo de colaboração internacional na área de agricultura digital e de precisão, de acordo com o jornal Valor Econômico.
O projeto “Desenvolvimento Colaborativo da Agricultura de Precisão e Digital para o Fortalecimento do Ecossistema de Inovação e a Sustentabilidade do Agro Brasileiro” será iniciado por meio da parceria no segundo semestre deste ano, segundo a mídia.
O objetivo é desenvolver tecnologias agroindustriais sustentáveis, melhorar a produtividade e a sustentabilidade ambiental e a rentabilidade do setor agrícola por meio da colaboração público-privada entre o Japão e o Brasil. Ao mesmo tempo, o projeto visa apoiar o estabelecimento de uma plataforma de dados digitais da agropecuária.
De acordo com a Agência Brasil, dentro desta plataforma, há a intenção de serem executados três projetos piloto nas cadeias produtivas de pecuária de corte, grãos e sistemas agroflorestais.