Estudantes da Galiza e Portugal debateram em Ourense o futuro da PAC
Alguns participantes no dia de encerramento do projeto FunCAP
Cerca de cinquenta estudantes da Galiza (Espanha) e de Portugal reuniram-se esta terça-feira, dia 14 de junho, no Complexo Turístico O Corgo, em Muiños (Ourense), para o ato final de encerramento do projeto FunCAP, uma iniciativa liderada pela Fundação Juana de Vega e financiada pela Comissão Europeia, que nos últimos meses tem difundido os benefícios da Política Agrícola Comum (PAC) entre os jovens da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal.
Um total de 15 centros educativos: 7 na Galiza e 8 em Portugal, mais de 500 alunos participaram ativamente nesta iniciativa inovadora financiada pelo Programa de Medidas de Informação no domínio da Política Agrícola Comum (IMCAP). Além disso, foram realizados dois webinars online, com pouco mais de 200 inscritos, nos quais os principais especialistas analisaram o presente e o futuro da ajuda da PAC na Galiza e em Portugal.
Neste dia de encerramento participaram alunos e professores de cinco centros educativos em Portugal (Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento, Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos, Escola Profissional do Alto Douro e Escola Profissional ETAP de Vila Praia de Âncora) e cinco outras escolas galegas (EFA Fonteboa, IES Ortigueira, IES Xelmírez II, CFEA de Sergude e IES de Arzúa).
Pela manhã, os presentes participaram numa sessão, designada: “Os Soutos do Norte”, um jogo desenvolvido para este projeto que ensina de forma lúdica como aplicar os princípios da PAC: sustentabilidade ambiental, produção de alimentos saudáveis e projetos economicamente viáveis, nos moldes do “European Green Deal” ou da “Farm to Fork Strategy”.
Após o almoço, os alunos, muitos deles futuros agricultores, travaram um diálogo enriquecedor com pessoas com experiência comprovada no setor: Beatriz Guimarey, do Posto de Atendimento EIP-Agri; Elena Piñeiro, presidente da Associação de Assessores Rurais da Galiza; Isabelle Gómez, uma das fundadoras da Traloagro, uma quinta biológica que também transforma e comercializa a sua produção, e Pedro Rei, presidente da Associação de Jovens Agricultores de Portugal.
Avaliação “muito positiva” dos resultados do projeto FunCAP
O encerramento institucional foi realizado por Enrique Sáez Ponte, presidente da Fundação Juana de Vega, que avaliou os resultados do projeto como “muito positivos”. “Estamos muito satisfeitos porque conseguimos aproximar a Política Agrícola Comum da juventude, sobretudo dos jovens que se estão a formar”.
Para mais desenvolvimento, não perca a especial reportagem a publicar na próxima edição – julho 2022, da Revista Voz do Campo.