Abril 20, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

Start Up alemã Exatrek: a vantagem competitiva na Agricultura com recolha e análise automatizada de dados

“A agricultura digital fortalece o campo”, afirma Dietrich Kortenbruck, um dos três fundadores e CEO da Exatrek, uma empresa líder no setor agrícola. Com este objetivo em mente, a empresa desenvolveu um sistema inovador de gestão de frotas que liga todos os veículos agrícolas numa única plataforma, independentemente da sua marca. Atualmente, à disposição em Portugal, juntamente com o seu software em português, este produto revolucionário pretende ajudar os agricultores portugueses a optimizar as suas operações.

O que distingue a Exatrek é a recolha e análise automática de dados. Através do seu prático adaptador T3 e de uma aplicação móvel, os dados não utilizados anteriormente são captados de forma totalmente automatizada, o que permite optimizar e simplificar os processos de trabalho.

Após a conclusão de uma tarefa agrícola, os dados recolhidos ficam disponíveis na aplicação Exatrek. Através de tabelas e diagramas, são fornecidas numerosas avaliações do consumo de combustível, tempos de trabalho, voltas e pausas, dando uma visão geral dos recursos utilizados, custos e informações sobre o veículo. Mesmo durante uma missão de trabalho, os utilizadores da Exatrek podem visualizar em tempo real os campos em que os seus colegas estão a trabalhar e o progresso que fizeram.

A solução da Exatrek está a transformar a forma como a frota agrícola é gerida e controlada, abrindo novas possibilidades de eficiência e de tomada de decisões baseadas em dados. A agricultura digital está a afirmar-se como uma ferramenta indispensável para um campo mais produtivo e rentável.

O campo no campo e o escritório no escritório

O trabalho de escritório tem o seu lugar no escritório, mas o progresso tecnológico revolucionou a forma como as operações são documentadas no setor das máquinas agrícolas. Nos últimos anos, surgiram numerosas aplicações e sistemas para substituir os diários de bordo tradicionais e permitir a documentação digital. No entanto, muitos destes sistemas requerem formação e disciplina por parte do condutor para introduzir manualmente os dados necessários.

É aqui que a Exatrek marca a diferença. Este sistema recolhe de forma totalmente automática e segura todos os dados relevantes, eliminando a necessidade de intervenção do condutor. Isto inclui o controlo do consumo de combustível, custos e outros dados do veículo em tempo real. Para além disso, disponibiliza os dados avaliados através do seu portal web. Tanto a monitorização em tempo real das operações como a consulta dos dados avaliados podem ser feitas a qualquer momento e a partir de qualquer lugar, graças à aplicação móvel.

Com a Exatrek, já não precisa de perder tempo e esforço a introduzir dados manualmente. O sistema automatizado garante uma documentação precisa e eficiente, libertando os condutores para se concentrarem no seu trabalho sem distrações. Agora, a gestão de dados agrícolas torna-se mais simples e acessível, dando aos agricultores e operadores uma vantagem competitiva num mundo cada vez mais digitalizado.

As soluções para uma agricultura inteligente

O módulo T3 da Exatrek, já disponível em Espanha, é ligado ao trator ou à máquina através do conector ISOBUS. Esta tecnologia oferece uma grande vantagem: o sistema é independente da marca com que se está a trabalhar. Os acessórios, os reboques e, mais recentemente, as ceifeiras-debulhadoras de qualquer fabricante podem ser facilmente integrados no sistema Exatrek. Desta forma, toda a frota pode ser gerida num único sistema, e mesmo as explorações mais pequenas beneficiam das comodidades oferecidas pelas modernas soluções de agricultura inteligente.

A interoperabilidade entre marcas é uma caraterística fundamental da Exatrek, permitindo aos agricultores tirar o máximo partido das suas máquinas agrícolas sem terem de lidar com múltiplos sistemas e plataformas. Ao consolidar a gestão de frotas num único sistema, a Exatrek simplifica o acompanhamento e a análise de dados, facilitando a tomada de decisões mais informadas e eficientes.

Com a conveniência da agricultura inteligente, os agricultores de todas as escalas podem aceder a ferramentas avançadas para otimizar as suas operações. A Exatrek dá aos agricultores a capacidade de gerir a sua frota de forma mais eficaz, monitorizando o desempenho dos veículos, o consumo de combustível e outros dados essenciais em tempo real. Isto não só melhora a eficiência, como também permite decisões mais precisas e atempadas para maximizar os resultados agrícolas.

Em suma, a Exatrek oferece uma solução versátil e compatível que promove a gestão eficiente das frotas agrícolas, independentemente da marca do veículo. A aposta da empresa na interoperabilidade e na agricultura inteligente permite aos agricultores usufruir dos benefícios da tecnologia de ponta, otimizando as suas operações e alcançando um maior sucesso no campo.

Uma visão completa no presente e no futuro

O lema da Exatrek pode ser resumido da seguinte forma: “Só quem tem toda a informação ao seu alcance pode tomar boas decisões”. Esta abordagem permite obter recomendações claras através da análise dos dados dos veículos: até que ponto o tempo está a ser utilizado de forma eficiente e quais são as alavancas que podem ser utilizadas para tornar os processos mais económicos? Embora outros fornecedores partilhem objetivos semelhantes, a Exatrek destaca-se com uma vantagem competitiva distinta: ao contrário da concorrência, toda a informação necessária é recolhida de forma totalmente automática e sem intervenção do condutor, fiel ao lema: #nextlevelfarming.

O objetivo da Exatrek é facilitar o trabalho dos agricultores de Espanha e de toda a Europa, das empresas de aluguer de máquinas, dos empreiteiros e do comércio de maquinaria agrícola, libertando-os de tarefas fastidiosas de documentação. Trata-se de uma solução integral que tira o máximo partido da tecnologia avançada e da recolha automática de dados. Ao eliminar o peso da documentação, permite que o cliente se concentre no que é mais importante: optimizar as suas operações e tomar decisões informadas para impulsionar o sucesso na agricultura moderna.

Translate »