Outubro 7, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

A TransIberian Foods melhora a posição no mercado europeu de mirtilos com as soluções da TOMRA FOOD

A TransIberian Foods (TIF) escolheu a flexibilidade, eficiência e qualidade oferecidas pela TOMRA Food e instalou o sistema de classificação de precisão KATO 260 alimentado pela tecnologia de Inteligência Artificial LUCAi® e duas estações de enchimento CURO.

As máquinas TOMRA Food melhoraram a eficiência da planta ao mesmo tempo que fornecem a alta qualidade consistente necessária para atender aos requisitos mais exigentes do mercado europeu de mirtilos, aprimorando a posição da TransIberian Foods no mercado como um fornecedor confiável.

A TransIberian Foods (TIF) é uma empresa emergente especializada em logística, armazenamento e embalagem de produtos frescos e congelados, atendendo tanto o mercado nacional como o internacional. Localizada em Huelva, perto de um dos portos mais ativos e estratégicos da Espanha, permite otimizar a logística de seu negócio e, assim, garantir a frescura do produto final.

A empresa escolheu as soluções avançadas de classificação e enchimento de mirtilos da TOMRA Food para a sua linha de embalagem de mirtilos. Com o avançado sistema de classificação de precisão líder do setor TOMRA KATO 260 com tecnologia de Inteligência Artificial LUCAi® e duas estações de enchimento TOMRA CURO, ela atinge a extrema flexibilidade necessária para atender aos requisitos variados e exigentes dos seus clientes internacionais.

“Com a TOMRA, fortalecemos a nossa posição no mercado como um fornecedor de serviços confiável no mercado europeu de frutos vermelhos”, explica com orgulho Jesús Cruz, gerente da TransIberian Foods. “Esses sistemas permitem atingir e manter os mais altos padrões de qualidade exigidos pelos supermercados mais prestigiados”.

“A TOMRA oferece capacidades avançadas de detecção de defeitos, garantindo que apenas frutas que atendem às especificações de qualidade mais rigorosas sejam processadas e embaladas. Isso não melhora apenas a nossa eficiência de produção, mas também otimiza a qualidade do produto final, garantindo a satisfação do cliente e a conformidade com os regulamentos de segurança alimentar. Este investimento demonstra o nosso compromisso com a excelência operacional, a nossa determinação em sermos líderes no setor de serviços de manipulação e embalagem para frutos vermelhos na Europa e atualiza as nossas instalações para a campanha dos mesmos em Marrocos e Espanha”.

Tecnologia avançada e flexível para otimizar as operações de mirtilo: a chave para o mercado europeu

A TransIberian Foods tem 20.000 metros quadrados de espaço refrigerado com 14 docas e está atualmente a expandir as suas operações com o desenvolvimento de um novo projeto focado na refrigeração, amadurecimento e embalagem de abacates e outras frutas tropicais, tanto produzidas localmente como importadas. A empresa recebe os produtos principalmente pelo porto próximo de Algeciras, um centro importante para a importação de frutas da América do Sul (Peru, Chile, México ou Argentina) e África (Marrocos, África do Sul e Egito), bem como áreas mais próximas da sua base, como Espanha, Portugal e Roménia, entre outras.

Jesús Cruz explica o desafio que enfrentaram: “Devido à diversidade na origem dos mirtilos, procurámos uma linha de embalagens que fosse extremamente flexível, capaz de lidar com todos os formatos comerciais exigidos pelos supermercados europeus para os nossos clientes. Isso significava ter a capacidade de nos adaptar rapidamente a diferentes tamanhos e tipos de embalagens, desde pequenas bandejas para porções individuais até recipientes maiores. A TOMRA permitiu oferecer uma ampla gama de opções aos nossos clientes, empresas que distribuem para supermercados europeus, adaptando-nos às suas necessidades e procura de mercado”.

Para enfrentar esse desafio, a empresa procurou soluções tecnológicas avançadas: “Na TransIberian Foods, acreditamos que a tecnologia é agora fundamental e indispensável para o sucesso das nossas operações e processo de embalagem”, diz Jesús Cruz. “Ela não só garante a mais alta qualidade e frescura dos produtos que processamos, mas também fortalece a confiança dos nossos clientes. A implementação de tecnologia avançada permite otimizar os nossos processos de seleção, classificação e embalagem de frutas, garantindo que cada produto atenda aos mais altos padrões internacionais. Essa precisão e eficiência são essenciais para manter a integridade e a qualidade do produto final, desde a chegada até a entrega”.

A TOMRA Food forneceu a solução bem-sucedida: “Estamos muito satisfeitos com o projeto da TransIberian Foods. Conseguimos um design que otimiza o seu processo de embalagem e classificação, garantindo que frutas de várias origens sejam manipuladas de forma eficiente e eficaz. Dessa forma, o produto final chega aos supermercados em toda a Europa, atendendo aos mais altos padrões de qualidade”, diz Jesús Hernández, gerente de vendas da TOMRA Food Spain.

Solução da TOMRA Food: sistema de classificação de precisão KATO 260 com estações de enchimento LUCAi® e CURO

“O KATO260 é um sistema de classificação compacto adequado para qualquer situação de classificação de frutas, pois minimiza os requisitos de espaço na instalação. Ele manipula a fruta com cuidado para maximizar a retenção de flores e estender a sua vida útil. Seja classificando frutas em várias classes ou removendo frutas defeituosas, o KATO260 oferece 5 ou 7 saídas para classificação perfeita em instalações de embalagem de qualquer tamanho”, explica Jesús Hernández.

O processo de embalagem na TransIberian Foods começa com a fruta a ser alimentada no classificador KATO260, otimizando o seu desempenho. A fruta é gentilmente carregada no KATO260, garantindo um suprimento contínuo e distribuição uniforme no classificador.

Em seguida, o exclusivo sistema de esteira rolante KATO260 inspeciona a superfície da fruta de todos os ângulos. As câmaras capturam várias imagens de cada pedaço de fruta, e o software da máquina pode identificar defeitos tão pequenos quanto 0,2 mm em alta velocidade para classificação precisa.

Um aprimoramento opcional valioso para o KATO260 é o pacote de software e hardware LUCAi®, que usa inteligência artificial para atingir precisão incomparável na classificação e escolha de frutos. Depois cada pedaço de fruta move-se ao longo da linha de classificação e é fotografado por várias câmaras. O LUCAi® identifica e indica como cada mirtilo deve ser classificado. Capaz de processar até 2.400 imagens por segundo, o LUCAi® também pode visualizar a fruta em comprimentos de onda não visíveis ao olho humano, detectando defeitos sutis, como desidratação, hematomas e antracnose precoce.

No final da linha, a fruta é processada por um sistema de embalagem com duas unidades CURO16, cada uma com 16 estações de enchimento. Essas unidades aumentam a produtividade ao reduzir erros de manuseamento humano e perdas de frutas. Elas pesam com precisão e podem embalar simultaneamente para diferentes mercados. Este sistema é a solução de enchimento baseada em peso mais rápida do mercado, capaz de manusear até 200 embalagens de 125 gramas de fruta por minuto.

“Investir na tecnologia da TOMRA Food trouxe vários benefícios para a TransIberian Foods. Um dos mais significativos foi o aumento da confiança dos nossos clientes. Com tecnologia de ponta, podemos garantir processamento de alta qualidade mesmo durante os horários de pico de produção, quando os nossos clientes enfrentam restrições de capacidade nas suas próprias instalações. A nossa capacidade de lidar com grandes volumes de produção de forma eficiente e com os mais altos padrões de qualidade levou muitos clientes a escolher revender os seus serviços de embalamento através da nossa empresa”.

O equipamento da TOMRA Food também oferece flexibilidade de embalagem excepcional: “Com a solução da TOMRA Food, podemos adaptar-nos rapidamente aos pedidos do mercado e gerir com eficiência os picos de procura durante as temporadas de pico. Estamos extremamente satisfeitos com a tecnologia avançada de classificação, pois ela permite manusear frutas de várias fontes de forma eficaz e garante a entrega do produto de alta qualidade”, conclui Jesús Cruz.

Mais informações em:TransIberian Foods  |  TOMRA Food

Translate »