Yara lança fertilizantes com baixa pegada de carbono em Espanha

A Yara lança em Espanha os seus fertilizantes “Climate Choice™”, produzidos com energias renováveis.
Num passo decisivo para a descarbonização do sistema agroalimentar, a Yara, líder mundial em nutrição vegetal, começou a comercializar em Espanha a sua gama de fertilizantes Yara Climate Choice™, caracterizada por uma baixa pegada de carbono e um processo de fabrico baseado em energias renováveis. Com este lançamento, a empresa reforça o seu compromisso com uma agricultura mais sustentável e regenerativa.
Os fertilizantes Yara Climate Choice™ caracterizam-se por uma pegada de carbono significativamente reduzida, uma vez que substituem a utilização de combustíveis fósseis por energia renovável no seu processo de produção. Esta inovação reduz as emissões de CO₂ e associadas ao fabrico de fertilizantes em até 90%, sem comprometer o rendimento ou a qualidade das culturas.
A nível técnico, estes fertilizantes mantêm a mesma formulação dos tradicionais fertilizantes à base de nitrato da Yara, sendo a única diferença a origem renovável da energia utilizada na sua produção. Isto facilita a sua adoção imediata para aplicação no campo, uma vez que os agricultores podem utilizá-los sem alterar as suas práticas atuais, mas com um impacto ambiental significativamente menor.
Esta iniciativa também faz parte do compromisso da Yara com a Agricultura Regenerativa, um modelo que não só procura reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE), mas também promover práticas agrícolas que restauram e melhoram a saúde do solo.

A cooperativa Garlan, Sociedad Cooperativa Alavesa, foi a primeira a optar por esta solução inovadora em Espanha. Ao incorporar o Yara Climate Choice™ nas suas culturas, poderá reduzir a pegada de carbono associada aos fertilizantes em até 90% e contribuir para uma redução de até 40% nas emissões de CO₂ e por tonelada de ração produzida.
Com esta primeira colaboração, a Yara inicia o começo de uma nova etapa, alinhada com os desafios das alterações climáticas e com a procura de sustentabilidade por parte dos consumidores, instituições e cadeia agroalimentar. Mais um passo em direção a um modelo de agricultura regenerativa, em que é possível produzir alimentos de qualidade com menos emissões e maior respeito pelos recursos naturais.
→ Saiba mais em: www.yara.pt
Conteúdo relacionado: