Agosto 2, 2021

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do setor agrário

Inscrições abertas para a 3ª Conferência Europeia sobre 𝑿𝒚𝒍𝒆𝒍𝒍𝒂 𝒇𝒂𝒔𝒕𝒊𝒅𝒊𝒐𝒔𝒂

2 min read

A 3ª Conferência Europeia sobre Xylella fastidiosa e a reunião final do projecto XF-ACTORS vão realizar-se via online de 26 de Abril a 30 de Abril de 2021.

A reunião de XF-ACTORS, o projeto de investigação EU Horizon 2020 dedicado a esta bactéria patogénica vegetal, precederá a conferência. A 3ª conferência europeia sobre Xylella fastidiosa é organizada pela EFSA e XF-ACTORS com a contribuição activa das principais iniciativas de investigação da UE e transnacionais que abordam a X. fastidiosa – BIOVEXO, CURE-XF, ERC MultiX, EUPHRESCO, EUROXANTH, e Life Resilience.

As apresentações e discussões farão o balanço dos resultados da investigação que tem tido lugar desde que a X. fastidiosa foi detetada pela primeira vez na Europa em 2013. Durante este período, os cientistas preencheram lacunas de conhecimento sobre os elementos distintivos dos surtos na UE, consolidaram uma rede resiliente para monitorização e testes, e alcançaram resultados que apoiaram e influenciaram as actividades dos investigadores, intervenientes e decisores políticos.

O programa da conferência irá refletir a estratégia multidisciplinar que tem sido prosseguida na investigação.

As sessões e discussões da conferência abrangerão as últimas descobertas, dados e conhecimentos sobre X. fastidiosa como um sistema patossistema, incluindo:

  • Biologia, ecologia e genética de agentes patogénicos;
  • Epidemiologia e modelização das doenças de X. fastidiosa;
  • Interações vegetais hospedeiras e procura de germoplasma resistente/tolerante;
  • Vigilância e ferramentas de deteção precoce;
  • Biologia e controlo de vetores;
  • Recursos microbianos endófilos e suas potenciais aplicações para o controlo de X. fastidiosa;
  • Estratégias de gestão sustentável para a prevenção e redução do impacto das doenças de X. fastidiosa.

Inscrição e pedido de resumos

Os investigadores sobre tópicos relacionados com Xylella são convidados a registar-se e a submeter um resumo para apresentação oral ou poster eletrónico. Não há taxa de inscrição para a conferência.

O Comité Científico aceitará um máximo de 1000 participantes. Note-se que se o número máximo de participantes for atingido, será dada prioridade aos participantes com um papel ativo e para assegurar um equilíbrio geográfico, de género e institucional.

As inscrições e a submissão de resumos encerram a 7 de Março de 2021. A confirmação da aceitação será enviada até ao final de Março de 2021. Ao inscreverem-se no evento, os participantes aceites poderão assistir a todo o programa da conferência, que inclui:

  • 26-27-28 (tarde – CET): reunião final XF-ACTORS
  • 29-30 (CET): Conferência Europeia sobre Xylella fastidiosa e sessão das partes interessadas

» O programa final será publicado numa fase posterior no site da EFSA. Mais informações aqui.

Translate »