Outubro 24, 2021

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do setor agrário

A Smurfit Kappa e a sustentabilidade

4 min read

A Smurfit Kappa e a sustentabilidade para todas as empresas no seu Workshop “Não há um Planeta B”

A empresa celebrou este encontro no seu Experience Centre, consolidando-se como uma referência de responsabilidade ambiental em Espanha, Portugal e Marrocos.

A Smurfit Kappa, líder do setor de embalagens de papel e cartão canelado, está consciente dos desafios que as empresas têm de enfrentar em matéria de sustentabilidade para dar resposta às consequências das alterações climáticas e às necessidades dos consumidores. Por isso, através do Workshop “Não há um Planeta B”, que acaba de ser celebrado no Experience Centre, transmitiu aos seus clientes e colaboradores a necessidade de criar embalagens de cartão canelado que tenham um impacto positivo nas suas cadeias de fornecimento e ajudem a reduzir a pegada de carbono e os resíduos do planeta. São soluções que fazem parte do portfólio Better Planet Packaging (BPP), que se destacam por serem recicladas e recicláveis, renováveis e 100% biodegradáveis, e que constituem uma alternativa às soluções de embalagem pouco sustentáveis.

A tendência crescente da procura por embalagens sustentáveis, segundo a consultora Mintel, aumentará durante os próximos anos entre os consumidores. De facto, foi identificado que, em 2030, valorizarão mais do que nunca a inovação destinada a combater as alterações climáticas. Assim, os participantes neste Workshop tiveram a possibilidade de descobrir todos os benefícios de incluir a sustentabilidade nas suas políticas de negócio e na sua estrutura, graças a dados como os do estudo “Sustentabilidade e rentabilidade: em busca de um equilíbrio”, elaborado pelo Financial Times com 200 diretores e 1.500 consumidores do Reino Unido. Este estudo aponta para que 55% dos compradores tenham adquirido alguma vez um produto, porque a sua embalagem era sustentável, e 50% tenham rejeitado algum produto precisamente pelo contrário. São percentagens que demonstram que a embalagem tem influência nas decisões de compra dos consumidores e que a sustentabilidade é um dos motores de mudança das empresas.

Jesús Rivas, Diretor de Inovação e Desenvolvimento de Negócio da Smurfit Kappa Espanha | Portugal | Marrocos, assegura que “como fabricantes de embalagens, na Smurfit Kappa temos a responsabilidade de reduzir e otimizar todo o nosso processo de fabrico: desde os materiais que utilizamos, até à logística e ao transporte das embalagens, colaborando também com os nossos clientes no seu processo de otimização. Por isso, procuramos e partilhamos soluções que substituam materiais não-sustentáveis por papel e cartão, aproveitando a economia circular do nosso negócio. Esta é a razão de ser da nossa iniciativa Better Planet Packaging que luta contra os resíduos no nosso planeta através das embalagens sustentáveis”.

Mitos e realidades das embalagens de cartão canelado

Durante este Workshop, os participantes puderam descobrir através de um jogo virtual alguns mitos sobre o papel. Um desses mitos afirma que a embalagem à base de papel gera muito desperdício, quando a realidade é que é um dos produtos mais reciclados do mundo. As embalagens de cartão canelado são as mais recicladas da Europa, com uma percentagem de 85%, em comparação com os 74% do vidro e os 42% do plástico, segundo o Eurostat. Neste sentido, a Smurfit Kappa recicla na Europa mais de 5 milhões de toneladas de papel por ano.

Outro desses mitos é que as florestas europeias estão a ser desflorestadas, mas o certo é que crescem a uma média de 1 500 campos de futebol todos os dias desde 1990. Além disso, face à falsa crença de que a produção de papel é a maior causadora das emissões de gás com efeito de estufa, os participantes neste Workshop puderam descobrir que a maior parte da energia utilizada pela Smurfit Kappa para o fabricar é renovável e a intensidade do carbono é surpreendentemente baixa.

Além disso, os participantes no Workshop puderam conhecer a legislação em vigor, bem como a que se aplicará a curto prazo, com o objetivo de potenciar a economia circular e a redução de resíduos, que ferramentas de inovação podem ajudá-los a analisar os níveis de sustentabilidade do packaging ou quais são as soluções inovadoras de embalagem da Smurfit Kappa com as quais podem tornar a sua atividade mais sustentável. Em suma, foi um encontro que consolidou a empresa como uma referência de sustentabilidade entre as empresas de todos os setores de produção.

Translate »