Maio 23, 2022

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do setor agrário

Algoritmos que processam as imagens para obter informações críticas são o verdadeiro valor da Aerobotics

4 min read

Aerobotics, empresa de agricultura de precisão, foi patrocinadora gold da TecnoAgro Iberia “Conferência da Amêndoa” que aconteceu em Évora no mês de março.

Foi Bernardo Costa, Chefe de Parcerias Globais da Aerobotics, quem representou a empresa no evento e com recurso a imagens de drones e algoritmos de aprendizagem automática demonstrou os produtos de agricultura de precisão que a empresa tem disponíveis para apoiar produtores de amêndoa de todo o mundo a otimizar, proteger e maximizar produções.

Bernardo Costa, Chefe de Parcerias Globais da Aerobotics, com a equipa da Veracruz

Estas ferramentas estão acessíveis a partir do escritório, através da plataforma web Aeroview, que representa o planeamento pessoal, monitorização e centro de controlo do produtor para todos os pomares, com uma visualização intuitiva para transformar os dados em decisões. Para aceder aos dados das culturas, os produtores necessitam apenas de encomendar um voo de drone à Aerobotics. A partir desse momento, um piloto de drone certificado irá visitar a exploração e realizar um voo, com uma câmara multiespectral anexada ao drone que irá capturar imagens de alta resolução da exploração a um nível invisível ao olho nu. Mas, o verdadeiro valor reside nos algoritmos de aprendizagem automática da Aerobotics, que processam as imagens para obter informações que são críticas para uma gestão eficiente da exploração.

Os produtores podem utilizar estas informações para gerir todos os aspetos da sua produção. O Aeroview fornece também dados precisos por planta e por zona a um nível não percetível a olho nu, incluindo a área de copa das árvores, o volume das árvores e mapas com o desenvolvimento vegetativo das culturas, que podem indicar uma ameaça para a produção, tal como escassez de água, pragas ou doenças.

A partir do Aeroview, os produtores podem criar rotas de investigação para a sua equipa utilizando a aplicação móvel Aeroview InField.

Podem agendar rotas de investigação com locais específicos para uma data à sua escolha e atribuir a mesma a qualquer membro da equipa. No terreno, a Aeroview permite aos produtores criarem relatórios e capturarem imagens de localizações georreferenciadas para serem analisadas mais tarde no escritório. Como parte da solução ponta a ponta, a equipa da Aerobotics trabalha em conjunto com os seus clientes em todas as etapas de forma a tomar as melhores ações possíveis para garantir que os melhores rendimentos sejam alcançados. Após a realização de uma ação em campo, os voos de acompanhamento com drones permitem aos produtores obterem um novo conjunto de dados de forma a poderem acompanhar o impacto das suas intervenções – o que tem sido eficaz e o que pode ser melhorado.

Há um novo produto para a gestão da rega

Durante a conferência, Bernardo Costa apresentou o novo produto da Aerobotics para a gestão da rega, através do qual é medida a transpiração foliar por planta de forma a captar problemas relacionados com a rega, incluindo fugas, emissores obstruídos e problemas de pressão. Os produtores utilizam este produto para otimizar o design e planeamento da rega, selecionar as melhores localizações para sondas de humidade, e, em última instância, melhorar a uniformidade da distribuição da rega e da fertirrigação para maximizar os seus rendimentos.

A Aerobotics recebeu feedbacks positivo deste produto por parte dos líderes da indústria, tais como David Doll – Rota Única, que afirmou: “A Aerobotics dá-nos a oportunidade de identificar problemas nos nossos sistemas de rega, considerar as alterações do solo e fornecer uma validação externa do que estamos a fazer na exploração”.

Experiência em citrinos na Califórnia

Para um produtor de citrinos na Califórnia, a uniformidade da distribuição da rega teve um impacto claro na colheita. Com o recurso a drones, a Aerobotics recolheu imagens térmicas de alta resolução e apresentou as suas análises. Como é possível verificar na imagem do pomar abaixo, os dois blocos de rega não estavam a receber a mesma quantidade de água. O facto já tinha influenciado o crescimento e qualidade da fruta na metade norte do bloco pelo que era necessária uma correção urgente. Uma investigação no terreno revelou que uma válvula problemática estava a causar um baixo fornecimento de água na metade norte do bloco. Após algumas reparações, o problema foi corrigido e a secção norte pôde receber o volume ideal de água durante o resto da campanha.

O bloco à esquerda apresenta as medições de transpiração por planta calculadas utilizando imagens térmicas. Conforme apresentado na imagem, a secção norte do pomar possui medições de transpiração mais baixas quando comparada com a secção sul. O bloco à direita apresenta a saúde por planta calculada com recurso a imagens multiespectrais. Como pode ver-se na imagem, a secção norte do pomar possui medições mais baixas de saúde quando comparada com a secção sul. A validação no terreno, conduzida em simultâneo com os voos, revelou que a seção norte do bloco possuía um tamanho de fruta média mais baixa (50mm vs 57 mm) e uma contagem de fruta estimada mais baixa (33 toneladas/ha vs 43 toneladas/ha) em comparação com a secção sul (…).

Mais desenvolvimento na Revista Voz do Campo – edição de Abril de 2022.

→ Para obter mais informações sobre os insights da Aerobotics, visite a página web: www.aerobotics.com
→ Para saber como a Aerobotics pode beneficiar as suas operações, solicite uma demonstração a Bernardo Costa através do e-mail: bernardo@aerobotics.com, ou pelo contacto telefónico +351 933 637 986.

1 thought on “Algoritmos que processam as imagens para obter informações críticas são o verdadeiro valor da Aerobotics

Comments are closed.

Translate »