Setembro 30, 2022

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do setor agrário

Saíram perto de 4 milhões de toneladas de cereais de portos ucranianos

1 min read
Kiev tenciona colher perto de 70 milhões de toneladas de cereais este ano.

A Ucrânia conseguiu exportar quase 4 milhões de toneladas de cereais, desde o mês de julho, quando foi reaberto o corredor através do Mar Negro. Em pouco mais de um mês, já saíram dos portos ucranianos 169 navios.

Os navios carregados de cereais seguem para países asiáticos, europeu e africanos.

Para este ano, Kiev tenciona colher perto de 70 milhões de toneladas de cereais e espera que a maioria possa ser exportada a partir do próximo mês.

O acordo para desbloquear as exportações de cereais e outros produtos foi assinado em julho passado, separadamente pela Rússia e pela Ucrânia, sob os auspícios das Nações Unidas e da Turquia, que supervisionam estes transportes.

Até ao início da invasão russa, a Ucrânia, um dos maiores produtores de cereais do mundo, exportava cerca de 6 milhões de toneladas destes alimentos por mês.

O bloqueio dos transportes ameaçou precipitar uma crise alimentar à escala global.

Juntamente com os cereais transportados por via marítima, a Ucrânia conseguiu escoar em agosto três milhões de toneladas através de rotas terrestres para a União Europeia (UE), principalmente através da Polónia e da Roménia, destinadas tanto ao bloco europeu como a países terceiros.

Translate »