Dezembro 8, 2022

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

Portugal e Galiza juntam-se num projeto europeu sobre inovação no Agro através da PAC

Portugal e a Galiza colaboram no projeto europeu KICAP, uma iniciativa promovida pela Fundação Juana de Vega para por em valor a inovação e modernização que se está a realizar no setor agrícola e pecuário graças ao apoio da Política Agrícola Comum (PAC).

Em concreto, sob o lema: “Impulsionando o conhecimento e a inovação no rural com o apoio da PAC”, o projeto de um ano decorrerá até julho de 2023 na Eurorregião Galiza-Norte de Portugal.

O objetivo é informar à sociedade em general, e ao setor primário em particular, sobre a situação atual dos Sistemas de Conhecimento e Inovação Agrícolas (AKIS, pelas siglas em inglês) na Galiza e Norte de Portugal. Além disso, a iniciativa procura aumentar o conhecimento sobre as linhas de trabalho da Política Agrícola Comum, especialmente quanto à sua contribuição à inovação na agricultura. E é que a I+D+i resulta ainda mais como peça-chave num cenário complexo de alterações climática e de necessidade de ser autossuficientes na produção de alimentos, de forma sustentável e a preços acessíveis para toda a população.

Mais de 400 alunos e representantes agrícolas da Galiza e Portugal vão participar no KICAP

Ao longo dos próximos meses, o projeto KICAP prevê organizar uma série de eventos e publicações para explicar a contribuição e medidas de apoio da PAC à inovação e modernização do setor agrário e as zonas rurais.

Neste sentido, serão organizados seis seminários nos que se prevê a participação de 360 alunos de 14 escolas da Galiza e Portugal, em grande parte vinculadas à formação de futuros agricultores e pecuaristas.

Ademais, o projeto também organizará quatro seminários específicos nos que se prevê a participação de 80 agentes do AKIS de ambas as beiras do Minho, incluindo agricultores, pecuaristas, investigadores, assessores rurais e representantes das administrações relevantes.

Estes eventos serão complementados com a publicação de 12 artigos e micro-vídeos divulgativos que explicarão em mais detalhe e com exemplos práticos como as medidas da PAC apoiam a inovação e modernização do setor para contribuir a atingir os objetivos de sustentabilidade económica, social e ambiental. Estes artigos e micro- vídeos estarão disponíveis no site do projeto (www.kicap.eu) em galego, espanhol e português.

Um comité consultivo representativo do setor agrícola em Portugal e na Galiza

Durante a execução do projeto KICAP, a Fundação Juana de Vega contará com o apoio de um Comité Consultivo composto por especialistas do âmbito da investigação e da transferência de conhecimento para o desenvolvimento rural tanto de Galiza como de Portugal, que participarão na revisão dos aspetos técnicos e estratégicos do projeto.

Precisamente, nesta quinta-feira realizou-se a primeira reunião do Comité Consultivo do projeto KICAP, no qual participam 12 representantes de entidades chave como a Consellería do Medio Rural da Xunta de Galicia, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária de Portugal; a Associação galega de Assessores Rurais; a Associação de Jovens Agricultores de Portugal, a Associação Galega de Cooperativas Agroalimentares, entre outros.

Membros do Comité Assessor do projeto KICAP:

Juan Manuel Martínez Barral (Xunta de Galicia)
Elena Piñeiro (Associação galega de Assessores Rurais)

Ana Glória Núñez Rodríguez (Associação Galega de Cooperativas Agroalimentares)

Quico Ónega (LaboraTe – Universidade de Santiago de Compostela) Luis García (EFA Fonteboa)

João Marques (Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral)

Ana Pires da Silva (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária)

Artur Cristóvão (Universidade de Trás os Montes e Alto Douro)

Pedro Rei (Associação de Jovens Agricultores de Portugal)

Maria Custódia Correia (Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural)

José Manuel Andrade Calvo (Fundação Juana de Vega)

Alfonso Ribas Álvarez (Fundação Juana de Vega)

Translate »