Dezembro 8, 2022

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

Entrevista com José Ángel Talavera, diretor comercial da Seipasa

SEIPASA-JUNIO-0757

“O Fungisei é a solução pela qual muitos agricultores têm esperado na luta contra as doenças de alto impacto”

José Ángel Talavera, diretor comercial da Seipasa, analisa as chaves do biofungicida que a Seipasa acaba de lançar no mercado português após ter obtido o registo fitossanitário.

Defina o biofungicida Fungisei numa palavra.

Inovação. Se me permitem acrescentar algo mais, falaria de uma nova solução que marca um ponto de viragem no seu segmento.

Porquê?

Porque o Fungisei é a solução que muitos agricultores têm esperado na luta contra as doenças de alto impacto. E é assim devido à sua eficácia e à sua formulação exclusiva e patenteada, que combina três elementos diferenciais: a natureza fitossanitária de baixo risco do ingrediente ativo, a formulação sem biocidas e a sua apresentação como uma suspensão líquida.

Quais são as chaves para o modo de ação do produto?

O Fungisei é um fungicida microbiológico desenvolvido a partir de uma estirpe altamente eficaz e pura de Bacillus subtilis, cuja formulação é patenteada pela Seipasa. A chave do modo de ação do produto reside na sua formulação exclusiva em formato líquido e livre de conservantes químicos, que protege a estabilidade microbiana do ingrediente ativo, garante a sua capacidade de conservação e proporciona a máxima eficácia no campo contra as doenças alvo.

O Fungisei representa mais um passo em frente no nosso processo de investigação e inovação baseado em microrganismos aplicados à agricultura. Nos últimos anos adquirimos um profundo conhecimento e experiência nas utilizações e aplicações de Bacillus subtilis, que agora se refletem no Fungisei.

Chamam-lhe o “biofungicida da nova geração de agricultores”, porquê?

Porque existe uma nova geração de profissionais que exigem novas soluções para transformar a agricultura, para combater as doenças mais nocivas e para o fazer de uma forma alinhada e respeitadora das necessidades ambientais do planeta. A nossa obrigação como empresa é colocar novas alternativas e soluções nas suas mãos, e o Fungisei cumpre plenamente o nosso propósito nesse sentido.

A agricultura está num desafio contínuo e o processo de mudança que estamos a atravessar irá acelerar ainda mais no futuro próximo. As regras de 8 a 10 anos atrás já não funcionam porque a emergência climática, as exigências do quadro regulamentar e as medidas do Pacto Verde Europeu estão a forçar-nos a mudar de rumo e a fazer as coisas de forma diferente.

O Fungisei é uma solução totalmente alinhada com o novo quadro regulamentar internacional e com a necessidade dos consumidores de consumir alimentos saudáveis e livres de resíduos químicos. O Fungisei é classificado como de baixo risco pela Comissão Europeia, que certifica o seu baixo impacto em todos os aspetos da sua utilização e aplicação. Vale a pena lembrar que, até à data, apenas 10% das substâncias ativas aprovadas na União Europeia se enquadram nesta classificação, e o Fungisei é uma delas.

Quais são as culturas visadas?

O registo fitossanitário em Portugal inclui uma grande variedade de culturas como legumes, árvores de fruto, uvas ou frutos secos, entre outras, para o controlo de doenças de alto impacto como a botytris, o míldio ou o oídio.

O rótulo da Fungisei é realmente rico, não só devido ao vasto espectro de culturas e doenças que inclui, mas também devido à experiência que o produto tem acumulado nos sistemas agrícolas mais exigentes do planeta. Para além de Portugal, o produto tem registo fitossanitário nos Estados Unidos, México, Peru, Marrocos, Costa do Marfim, França e Turquia. Toda a experiência, conhecimentos e resultados obtidos pelo Fungisei em todos estes países apenas enriquecem, melhoram e aperfeiçoam a ferramenta que estamos agora a colocar nas mãos dos agricultores portugueses.

Qual é o seu roteiro para o mercado português?

O registo fitossanitário em Portugal é muito recente e, de momento, estamos em fase de lançamento. Em outubro passado, visitámos muitas das regiões frutícolas, hortícolas e vitícolas do país para apresentar o produto em conferências técnicas. A receção de agricultores, conselheiros técnicos, gestores de produção e especialistas tem sido excelente. A introdução do produto no mercado português continuará durante os próximos meses. Queremos levar o Fungisei a todos os cantos e explorações agrícolas do país para colocar nas suas mãos uma solução diferencial na luta contra as doenças que todos os anos prejudicam as suas culturas.

Translate »