Abril 13, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

3 a 5 de maio – Macfrut 2023: International Blueberry Days

Durante o International Blueberry Days, que vai realizar-se em Rimini (Itália) de 3 a 5 de maio de 2023, a Macfrut será a capital mundial do mirtilo graças a um programa repleto de conferências que contará com a participação dos principais intervenientes da investigação e de toda a cadeia de produção e comercialização.

A primeira edição do simpósio International Blueberry Days vai receber palestrantes da China, Turquia, Portugal e Chile, entre outros países.

programação terá início na quarta-feira, 3 de maio, com um dia de atividades técnico-científicas coordenado pelo Prof. Bruno Mezzetti, da Università Politecnica delle Marche. O simpósio contará com a participação de especialistas de organizações líderes e sociedades especializadas. Além disso, Susan McCallum (The James Hutton Institute), Jessica Scalzo (Costa Group) e James Olmstead (Diretor Global de Criação de Mirtilo da Driscoll) falarão sobre os tópicos de melhoramento e seleção varietal. Por outro lado, uma secção do simpósio se aprofundará nos aspetos qualitativos com a participação de Stefano Predieri, do CNR-IBE (Conselho Nacional de Pesquisa e Instituto de Bioeconomia), que falará sobre a relação para os consumidores entre melhoria da qualidade e o valor sensorial dos mirtilos. Outros investigadores da China, Turquia, Portugal e Chile também participarão no evento para desenvolver uma programação completa com as principais inovações técnicas e científicas.

Ao longo do dia seguinte, será dado espaço aos players mundiais da cadeia de produção e comercialização do mirtilo das principais áreas de produção. Ao longo do dia, o programa Global Players apresentará a visão do futuro deste setor e as estratégias de desenvolvimento de longo prazo de vários palestrantes, incluindo Orieta Ramírez (Frusan) e Gustavo Salinas (Hortifrut) do Chile; Dominika Kozarzewska (Polskie Jagody) da Polónia e Steve Taylor (Winterwood) do Reino Unido. Outros oradores completarão o programa que, no final de um dia de conferências e apresentações, terminará com uma mesa redonda onde serão analisadas e sintetizadas as principais tendências e desafios que moldam o futuro do setor mundial do mirtilo.

Espera-se que expositores e visitantes de todo o mundo participem no International Blubeberry Days durante os seus três dias, que também incluem uma Berry School no campo, uma área de demonstração interna e uma área de exibição dedicada. Segundo o co-organizador Thomas Drahorad (presidente da NCX Drahorad e diretor responsável pela Italian Berry), “devido à complexidade dos novos cenários do setor de mirtilo, o International Blueberry Days será um espaço aberto para debate e colaboração : em Macfrut, os protagonistas do setor poderão construir juntos um futuro de crescimento positivo e repleto de benefícios para produtores, distribuidores e consumidores”.

Mais informação aqui.

Translate »