Tradecorp investe em Centro Global de Pesquisa e Inovação em Biosoluções
A inovação está presente em todos os setores. É necessário acompanhar as mudanças nas necessidades do consumidor devido ao surgimento de novas tecnologias, descobertas científicas ou simplesmente devido à evolução de tendências e preferências. A indústria agrícola não funciona de maneira diferente. Nosso mundo experimenta novas mudanças e desafios todos os anos devido às mudanças climáticas, diminuição dos recursos naturais e aumento da população, e é por isso que nos dedicamos à pesquisa e inovação para proteger e nutrir as colheitas, minimizando nossa pegada.
Colaborações Estratégicas
As respostas aos desafios globais só podem ser resolvidas através do esforço coletivo. Uma das peças-chave de nossa estratégia de inovação é trabalhar com parceiros da indústria que compartilham nossa visão de criar um futuro mais sustentável para a agricultura.
Atualmente, a Tradecorp colabora com mais de 20 centros de pesquisa e universidades em todo o mundo.
Um dos projetos mais importantes que surgiram de nossas parcerias é o Biotool , criado em colaboração com o centro de pesquisa italiano Landlab como parte da iniciativa Eurostars , para atender às preocupações de toda a indústria sobre como garantir a água como um recurso disponível. O Biotool foi projetado para medir o efeito dos bioestimulantes nas plantas e melhorar o rendimento das culturas por meio do gerenciamento eficiente da água. Graças à plataforma Biotool, os agricultores podem aumentar a qualidade da produção, aumentar os rendimentos e reduzir as perdas económicas causadas por diferentes tipos de stress abiótico, juntando o stress hídrico como modelo.
Atualmente, as equipas estão a avaliar o desempenho da nova gama de bioestimulantes Biotool com efeito curativo, com o objetivo de trazer ao mercado um produto de qualidade e eficaz para o futuro.
Centros de Pesquisa de Excelência
Além de trabalhar em parceria com a indústria, ter centros de pesquisa e inovação dedicados é essencial para o nosso trabalho. Esses centros nos permitem dedicar tempo e recursos para encontrar maneiras novas e ainda mais sustentáveis de ajudar as plantações dos agricultores a sobreviver e prosperar em termos de rendimento e qualidade, além de contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
No passado mês de abril lançámos o projeto de Soluções Biológicas para uma Agricultura Sustentável em Madrid , uma unidade de investigação conjunta localizada em Madrid, em colaboração com o nosso parceiro Centro de Biotecnologia e Genômica Vegetal (CBGP) da Universidade Politécnica de Madrid e o Instituto Agência Nacional de Agricultura e Pesquisa e Tecnologia de Alimentos (INIA), vinculada à Agência Estadual do Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) – (UPM-INIA/CSIC).
A escolha de lançar o projeto em Madrid foi feita, não só porque é onde se encontra a nossa sede, mas também porque Espanha é um país de referência na investigação agrícola e biotecnologia vegetal. O projeto já está em andamento com três linhas de pesquisa baseadas na busca de biosoluções microbianas com potencial bioestimulante. Os testes estão sendo realizados in vitro bem como em casa de vegetação com diversas culturas para investigar o efeito bioestimulante dos microorganismos em ensaios agronómicos, bem como conhecer o modo de ação. Graças ao uso de diferentes tecnologias, a Tradecorp pode identificar microrganismos inovadores, bem como conhecer as vias metabólicas que são afetadas após sua aplicação nas plantas, proporcionando conhecimento científico de alto nível à empresa e aos principais stakeholders, para finalmente chegar ao campo. A pesquisa está em andamento e esperamos ter biosoluções eficazes muito em breve.
Na mesma linha, a Tradecorp do Brasil lançou recentemente um novo Centro Global de Pesquisa e Inovação em Biosoluções que servirá como um acelerador para o desenvolvimento de biosoluções inovadoras para o Brasil e outros mercados internacionais. A escolha foi sobre o Brasil como primeiro local para um centro fora da Europa porque a indústria agrícola no Brasil experimentou um crescimento incrível na última década e representa uma nova fronteira na agricultura sustentável. Assim como os projetos realizados no centro de Madrid, a equipa de pesquisa no Brasil se concentrará em soluções biológicas e sustentáveis que possam melhorar a eficiência do uso de nutrientes e água, a qualidade das culturas e a qualidade e vida do solo usando microrganismos como fungos e bactérias. O centro está a iniciar as suas pesquisas para enfrentar os desafios locais dos agricultores do país, mas as soluções serão aplicáveis a outros mercados ao redor do mundo.
Investigação, Inovação e Desenvolvimento de Novas Soluções
O departamento de Investigação & Desenvolvimento é um dos eixos estratégicos do Grupo Rovensa. E como parte central da nossa missão de criar uma agricultura mais sustentável, sabemos que investir em Pesquisa e Desenvolvimento é essencial, levando em consideração recursos valiosos de tempo, uma equipa de especialistas especializados e recursos financeiros. Nosso trabalho promove a pesquisa e o desenvolvimento sempre com o objetivo de inovar e acelerar a revolução no setor agrícola, para alcançar uma agricultura competitiva que implica produzir mais, com menos recursos e gerando menos impacto ambiental.
Subscreva a Revista Voz do Campo em: https://vozdocampo.pt/online/2022/12/17/assine-ou-compre-aqui-a-revista