Abril 13, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

CBRE concretiza dois negócios agrícolas no Alentejo

A CBRE, consultora líder mundial na prestação de serviços para o setor imobiliário, anuncia a venda de duas propriedades agrícolas, localizadas na região do Alentejo, à SLM Partners, uma sociedade gestora de investimentos.

Os ativos vendidos representam uma propriedade agrícola de 121 hectares, com terreno inicialmente destinado a amendoal, localizada em Odivelas, Ferreira do Alentejo, e uma outra propriedade de 142 hectares, com terreno composto por nogueiral e olival, em Montoito, no Redondo. Em ambas as operações, a CBRE atuou junto do vendedor, sendo que na primeira se trata de um proprietário privado e na segunda a aquisição de uma Sociedade Agrícola detentora da propriedade adquirida.

As duas propriedades foram adquiridas pela SLM Partners, um asset manager que investe em agricultura regenerativa e em floresta globalmente. O Europe Silva Fund compra e arrenda propriedades, promovendo a introdução de práticas de gestão ecológicas e orgânicas e incentiva o relacionamento com operadores locais especializados e com vontade de expandir o seu negócio. O objetivo do fundo é desenvolver um portefólio de ativos ‘Climate Positive’, que faça a diferença na promoção da biodiversidade e saúde do solo de forma sustentável. O fundo pretende gerir uma carteira no valor de 250 milhões de euros.

De acordo com João Henriques Roseiro, Agronomy Director para a Europa, “Trabalhar com consultoras como a CBRE permite-nos abordar o mercado de imoveis rurais/agrícolas com um maior nível de seriedade, formalismo e segurança. A CBRE tem sido um parceiro sólido tanto no processo de procurement, como em toda a fase de due diligence, essencial à boa prossecução dos negócios que vamos realizando”.

“Estas transações demonstram que o setor do agribusiness está em crescimento e os ativos agrícolas estão cada vez mais na mira de investidores institucionais enquanto produto de investimento diferenciador e de retorno significativo. Portugal apresenta vantagens muito interessantes neste segmento e é por essa razão que a CBRE olha para a agricultura como mais uma classe de ativos no mercado de investimento imobiliário”, refere José Maria Henriques da Silva, Senior Consultant of Agribusiness da CBRE Portugal.

No mais recente relatório de tendências para o setor imobiliário, a CBRE destaca o agribusiness como um dos segmentos de mercado que está a viver uma revolução devido à implementação de novos modelos de cultura: mais produtivos, mais tecnológicos e com uma integração vertical da cadeia de valor, que atrai grandes investidores internacionais. Em 2023, o segmento de agribusiness pode representar mais de 10% do investimento em imobiliário de rendimento.

Translate »