Maio 25, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

Dinamarca: Novos métodos intensivos e sustentáveis ​​para a produção de bagas

A Universidade de Copenhaga é parceira do projeto CORE Organic “ResBerry” e, na Dinamarca, testam novos métodos para cultivar bagas em consociação com tiras de flores entre linhas/fileiras.

As bagas são “superalimentos” saudáveis. No entanto, a área dinamarquesa com bagas em modo de produção biológico é pequena.

Espaldeiras e técnicas de poda para bagas de alto valor

Utilizam-se espaldeiras e técnicas de poda para se obter linhas/fileiras mais estreitas de arbustos com melhor penetração de luz e ar. Reduz-se assim a incidência de doenças e de pragas bem como favorece o desenvolvimento de flores e frutos e obtém-se bagas grandes e de alta qualidade. Tal produção tem potencial como um novo nicho para frutas biológicas para consumo in natura.

Consociação e faixas de flores

A intensificação agrícola reduziu a biodiversidade e a abundância de benefícios nos arredores das explorações agrícolas. Faixas de flores perenes entre as linhas de plantação fornecem alimento (pólen, néctar e presas alternativas), habitat e locais de hibernação para artrópodes, bem como aumento da biodiversidade. A composição da faixa de flores deve ser selecionada para suportar muitas espécies e diferentes artrópodes benéficos ao longo do ano, construindo biodiversidade funcional (exemplo de função: predadores de diferentes estágios de vida de pragas). As estratégias de diversificação baseiam-se no progresso da tecnologia de cultivo e no conhecimento biológico.

Novos métodos

Espera-se que  as linhas mais estreitas de arbustos de bagas tornem o espaço mais acessível para colocar tiras de flores entre as linhas/ fileiras e que combinem os benefícios dos dois métodos, que é algo que não foi testado anteriormente. Em 2019, no Pometum, no pomar do Taastrup Campus, da Universidade de Copenhaga foi instalado um canteiro com groselhas e sabugueiro em monocultura e em consociação , e em  2022, em espaldeira. Ao lado foi plantado um talhão com framboesas, da nova variedade Lewis, e será plantada na primavera de 2023 em o sistema ‘easypot’ ( vasos sustentáveis, auto irrigáveis) , novo para arbustos de bagas. Neste sistema, os vasos permitem a passagem de raízes menores. Os vasos são colocados sobre tela preta com orifícios( tela ante erva) para melhor controlar as infestantes.

Em 2023 e 2024, a infestação de pragas  vai ser monitorizada com foco nos piolhos/afídeos, encontrados nas três colheitas. Serão assim registados os benefícios, a biodiversidade e como as técnicas isoladas e em combinação afetam o crescimento e a saúde dos arbustos, bem como o rendimento e a qualidade das bagas. Em 2024 também serão avaliadas armadilhas selecionadas para controle de pragas, como a drosófila de asa manchada.

Um nicho para bagas dinamarquesas e o projeto ResBerry

O projeto ResBerry demonstrará as novas técnicas para produtores de frutas biológicas como um método para produzir frutas de elevada qualidade e alto valor. Este é um nicho importante para os produtores de frutas dinamarquesas, pois não podem competir com os produtos padrão do mercado mundial. Atualmente, o nicho de frutas frescas é desenvolvido apenas para morangos. Os métodos são ecologicamente sustentáveis, também podem ser utilizados por produtores convencionais, e podem ser uma ajuda importante na conversão para produção biológica, pois haverá menos necessidade de controlo direto.

Mais sobre o Projeto Core Organic ResBerry

ResBerry = (Sistemas de cultivo de bagas biológicas resilientes por meio de biodiversidade aprimorada e estratégias de gestão inovadoras

Os parceiros do projeto ResBerry também farão pesquisas noutras colheitas de bagas e diferentes tipos de plantação associados. Além disso, serão feitas sobre o micro bioma do solo afetado por, por exemplo, culturas de cobertura e o uso de compostos bioativos e microrganismos, como fungos patogénicos de insetos, e controle microbiológico do Botrytis cinerea ( podridão-cinzenta) por ‘vectores de insetos. Todos esses métodos são novos e inovadores e também serão compartilhados através do projeto. Conheça a página inicial do ResBerry em https://projects.au.dk/coreorganiccofund/2021-call-projects/resberry

Fonte: Core Organic Confund (New intensive and sustainable methods for organic production of berries (au.dk)
Translate »