Julho 20, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

Todolivo apresenta programa de melhoramento varietal nos Estados Unidos

A Todolivo participou no IX Simpósio Internacional do Azeite, evento que se realizou na Califórnia, de dia 10 a 14 de setembro.

A empresa apresentou no segundo dia do simpósio o Programa de Melhoramento Varietal, no qual trabalha há 16 anos e graças ao qual obteve 72 novas variedades através de cruzamentos naturais. Sendo que, 10 já estão patenteados ou em processo de patenteamento nos EUA, sendo Todolivo I-15 o primeiro que já se comercializa no país norte-americano. A apresentação da Todolivo foi uma oportunidade única de troca de conhecimentos com investigadores do setor e também com entidades envolvidas na melhoria contínua da olivicultura.

Por outro lado, houve ainda a oportunidade da Todolivo demonstrar numa outra apresentação a evolução que tem sido feita em direção a estruturas de plantação mais amplas. As plantações realizadas com o Sistema Todolivo Olivar em Sebe representam um grande avanço e evolução em relação ao olival super-intensivo, pois permitem ao agricultor produzir de forma sustentável uma maior quantidade de kg de azeite/ha nas suas explorações e fazê-lo, na época, de forma muito mais eficiente e rentável, devido ao baixo custo de investimento e menores gastos na mão de obra.

Portanto, esta participação neste simpósio serviu para mostrar que o Olival de grande porte em Sebe, desenvolvido pela Todolivo, e o melhoramento varietal são os motores de uma mudança para alcançar uma agricultura em azeite mais rentável, sustentável e diversificada. A empresa refere ainda que “nota-se uma mudança à qual muitos olivicultores já estão a aderir”.

Translate »