Junho 22, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

Na zona mais seca da Europa, escassez de água é foco de empresa multinacional

José Manuel Guerrero, Departamento de Exportação

Desde o início, há quase 45 anos, a empresa Novagric enfrenta o desafio de desenvolver tecnologias que possibilitem o uso eficiente dos recursos naturais e a máxima rentabilidade da terra. Os seus serviços vão desde a conceção, fabricação até à instalação de projetos agrícolas, em qualquer parte do mundo.

A empresa Novagric nasceu no sudeste de Espanha (Múrcia e Almeria) onde o principal desafio se prende com a escassez de água, dado tratar-se da zona mais seca da Europa. Porém, a Novagric hoje é capaz de desenvolver projetos tecnológicos completos e adaptar as suas soluções a qualquer limitação produtiva, sejam elas de natureza hídrica, energética, ambiental ou social. Desde a sua fundação em 1978, os seus profissionais sempre mantiveram uma filosofia de aprendizagem contínua, estabelecendo metas ambiciosas para otimizar o trabalho do agricultor e elevar o nível de produção.

“Pessoalmente, comecei na empresa como engenheiro técnico e atualmente estou no departamento de exportação, trabalho em conjunto com 200 especialistas em todas as áreas de inovação agrícola com mais de 20 e 30 anos de experiência e dedicação que enfrentaram inúmeros desafios de produção e hídricos. Acreditamos que superamos os objetivos propostos, mas é um trabalho constante e de melhoria contínua”, refere à nossa reportagem, o responsável pelo Departamento de Exportação, José Manuel Guerrero. Ao longo da sua história, a Novagric tem procurado estar na vanguarda das mais recentes tecnologias e práticas agrícolas, investindo em projetos de investigação para oferecer soluções inovadoras que respondam a novos desafios, e trabalhando em estreita colaboração com os agricultores.

Referência mundial com cerca de 20 projetos de canábis

Um exemplo claro da boa adaptação às novas exigências de mercado, são os projetos altamente técnicos que esta empresa espanhola põe em prática para a produção de canábis medicinal, que é um novo setor a meio caminho entre os setores industrial, farmacêutico e agrícola. “Ser uma referência neste setor implica desenvolver novas soluções, adaptando outras já desenvolvidas para que continuem a ser válidas, e levar os recursos técnicos e humanos ao extremo (…)”, remata José Manuel Guerrero.

A Novagric é uma referência mundial com cerca de 20 projetos de canábis operacionais na Europa, América e África. É muito provável que muitas das novas soluções e tecnologias que hoje se aplicam a esta cultura acabem também por se estender à produção de muitas outras.

Historicamente, a Novagric nasceu como uma empresa de design, fabricação de componentes e projetos para irrigação gota-a-gota.

Ao longo dos anos, soube implementar o conceito de fertirrigação e desenvolveu as suas próprias máquinas de fertilização, amplamente reconhecidas sob o nome de XILEMA®. Posteriormente, a empresa expandiu as suas atividades para a fabricação e instalação de estufas, bem como todos os elementos e tecnologias necessárias para o controle climático, regulação hídrica e ambiental.

Atualmente a Novagric tem projetos operacionais nos 5 continentes e uma vasta experiência acumulada desenvolvendo projetos com alta rentabilidade nas mais diversas condições climáticas, terrenos e culturas.

Importância do mercado português para a Novagric

Para terminar o responsável pelo Departamento de Exportação, refere que Portugal também faz parte das aspirações da sua empresa. “Em Portugal, encontramos uma dupla vantagem ao aproveitar a nossa experiência internacional e desfrutar de uma relação de proximidade, graças à proximidade geográfica que advém de ocuparmos a mesma península e às excelentes comunicações entre os dois países. Portugal tem os recursos naturais, o potencial humano, tecnológico e económico para se tornar um destinatário ideal das soluções otimizadas e personalizadas oferecidas por uma empresa internacional como a Novagric. Além disso, esta proximidade permite-nos estabelecer um contacto direto com os nossos clientes, compreender as suas necessidades específicas e adaptar as nossas soluções de forma eficiente.

Estamos entusiasmados por fazer parte desta evolução da indústria agrícola em Portugal e contribuir para o crescimento e desenvolvimento do setor no nosso país vizinho.

Translate »