Dezembro 9, 2023

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

Mondi e Cotesi tornam a cobertura do solo mais sustentável

O papel de cobertura do solo decompõe-se depois de servir o seu objetivo como cobertura do solo, sem deixar resíduos.

A Mondi, líder global em embalagens e papel sustentáveis, está a ajudar os agricultores a cultivarem as suas culturas, tendo efetuado uma parceria com a Cotesi, um fabricante de fios, redes e cordas fabricados com matérias-primas sintéticas e naturais para o setor agrícola, para substituir o filme de plástico de cobertura do solo convencional por uma solução de papel, o Advantage Kraft Mulch.

Os filmes de cobertura de solo protegem as culturas de aves, ervas, erosão do solo, do sol e chuvas fortes. Estes filmes são tradicionalmente fabricados em plástico, desenrolados durante o plantio e depois removidos e eliminados aquando das colheitas. O Advantage Kraft Mulch da Mondi fornece uma alternativa de papel sustentável: a solução é fabricada com papel 100% kraft, fabricado com madeira de fontes responsáveis, sem plástico ou revestimento. O Advantage Kraft Mulch é uma solução de papel industrialmente compostável certificada de acordo com a DIN EN 13432 e que fornece um nível de proteção comparável aos filmes de plástico de proteção do solo.

Os ensaios de campo atualmente em curso são promissores: o papel kraft mantém-se resistente, inibindo o crescimento de ervas, esperando-se que se decomponha após a época das colheitas ter terminado. Depois da colheita, o papel de cobertura do solo necessita de ser coberto com solo para iniciar o processo de decomposição, sem deixar vestígios visíveis. O Advantage Kraft Mulch adiciona matéria orgânica ao solo excluindo a necessidade de eliminação ou reciclagem, reduzindo o tempo, resíduos e custos. Em comparação com a cobertura de solo de plástico tradicional, não existe o risco de os microplásticos entrarem no solo.[1]

A solução de papel é ideal para aplicações em estufas, bem como para utilização agrícola no exterior, sendo facilmente fixado ao chão usando grampos de madeira, antes de abrir uma fenda ou orifício para permitir um crescimento saudável das plantas.

Rui Marques, Gestor da Divisão de Indústria e Agrotêxteis da Cotesi, afirma: “O Advantage Kraft Mulch é fácil e conveniente de aplicar, bastando fixá-lo ao chão com pequenos grampos.

O crescimento das culturas e a qualidade dependem em grande medida da proteção das plantas desde o início e do fornecimento de um ambiente rico, de forma a que os agricultores se possam dedicar verdadeiramente à proteção do seu solo nutritivo a longo prazo, evitando que qualquer poluição migre dos microplásticos. A equipa da Mondi investiu imenso neste projeto e ao trabalharmos de perto demonstramos que o cultivo e a agricultura podem ser efetuados de forma sustentável.”

Lasse Berglund, Gestor de Desenvolvimento de Negócio de Papel Kraft da Mondi afirma: “O Advantage Kraft Mulch elimina o plástico desnecessário na agricultura e cultivo, beneficiando o ambiente, dado que o produto adiciona matéria orgânica ao solo e não requer infraestrutura para eliminação ou reciclagem. Tem sido um prazer trabalhar com a Cotesi no desenvolvimento e aplicação deste produto, que é revolucionário para a indústria global da agricultura.”

[1] www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0269749119362475

Translate »