Abril 13, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

Brasil prepara-se para lançar cana de açúcar geneticamente modificada resistente a herbicidas

Uma empresa de investigação brasileira está prestes a lançar cana-de-açúcar transgénica resistente a herbicidas e está a desenvolver uma variedade, também de cana-de-açúcar, para combater o bicudo-da-cana.

“Falar de maior potencial produtivo para o setor sucroenergético significa falar de melhoramento genético”. A declaração é de César Barros, presidente do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), em São Paulo, no Brasil, e foi proferida durante uma palestra na 23ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, no dia 23 de outubro. “Acreditamos que a biotecnologia é o modo mais eficiente de solucionar alguns dos problemas na agricultura brasileira. Ela já é amplamente aplicada noutras culturas, como milho, soja e algodão, encontrado-se numa fase inicial na cana-de-açúcar”, declarou.

César Barros anunciou que o CTC deve lançar ao mercado a “segunda geração” de canas transgénicas com a proteína Bt, já presente nas variedades geneticamente modificadas disponíveis. “Isso traz ainda mais proteção contra a broca”. Além disso, avançou que a cana transgénica tolerante a herbicidas está em fase final de desenvolvimento. “Estamos próximos do seu lançamento. Esta é uma solução economicamente viável, que vai trazer mais proteção e, consequentemente, mais produtividade aos canaviais”, argumentou.

O presidente do CTC acrescentou ainda que a empresa está a desenvolver uma variedade geneticamente modificada para controlar o bicudo-da-cana (Sphenophorus levis), uma das pragas de maior importância da cana-de-açúcar que pode ameaçar seriamente a produtividade da cultura.

Mais informações aqui.

Translate »