Abril 20, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

❝ Devemos abraçar a inovação quando esta permite uma produção alimentar mais eficiente

Stijn De Pourcq - Vice-presidente da Comissão Técnica e Regulamentar da Europatat - Associação Europeia do Comércio de Batata

“Devemos abraçar a inovação quando esta permite uma produção alimentar mais eficiente. Estas técnicas não resolverão todos os desafios relacionados com as mudanças climáticas e as expectativas da sociedade que a nossa agricultura enfrenta. Mas podem certamente contribuir para acelerar a sua transição para um modelo mais sustentável. No entanto, devemos estar cientes de que essas técnicas terão um impacto positivo apenas se o seu uso não for restringido por patentes sobre características. O desenvolvimento das NTGs não deve enfraquecer a exceção dos criadores.

O resultado positivo da votação no Parlamento Europeu pressiona o Conselho a avançar com a adoção da sua posição. Isso permitirá que comecem as discussões de trílogo entre ambas as instituições e a Comissão Europeia.

Conscientizar a indústria e o público em geral sobre a segurança e a natureza distinta das NTGs em comparação com os OGMs é de extrema importância.

Combater a desinformação e clarificar a paisagem regulatória será crucial à medida que avançamos para um futuro com NTGs.”

Mais informação aqui.

Translate »