Maio 25, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

Ministro de Itália – Francesco Lollobrigida inaugurou a Macfrut: “Os empresários de hortofrutícolas são o orgulho da nação”

A 41ª edição da feira internacional de hortofrutícolas arrancou no passado dia 8 de maio, em Rimini Expo Centre. Prémio Macfrut 2024 para Roberto Luongo.

Francesco Lollobrigida, Ministro Italiano da Agricultura, Soberania Alimentar e Florestas

“Os empresários das frutas e legumes, do agroalimentar e da agroindústria são o orgulho desta nação”. Palavras claras de apoio ao setor de frutas e vegetais do Ministro da Agricultura de Itália, Soberania Alimentar e Florestas, Francesco Lollobrigida durante a inauguração da 41ª edição da Macfrut, a feira internacional da cadeia de abastecimento de hortofrutícolas que abriu as suas portas no dia 8 de maio, no Centro de Exposições de Rimini. “Os empresários deste sector são aqueles que mantiveram a percepção de qualidade – continuou o Ministro – que está naturalmente associada à Itália. Feiras extraordinárias como esta, dão a oportunidade de conhecer centenas de empreendedores, que se mostram ao mundo com pesquisa, inovação e garantia de qualidade dos seus produtos. E apresentam-se não só às nações mais ricas, que podem adquirir bens valiosos, mas também às mais pobres que querem desenvolver algo semelhante à nossa forma de nos alimentarmos, produzirmos e vivermos. Aqui na Macfrut existe uma vocação que antecipa a visão mais geral do Plano Mattei“.

Renzo Piraccini, presidente da Macfrut, abriu o dia. “Hoje inaugurámos uma edição recorde, a única que reúne toda a cadeia produtiva do setor. Somos uma feira que agrega conhecimento além de negócios, tanto que se quiserem conhecer o futuro das hortofrutícolas têm que vir até à Macfrut. É este formato que nos torna únicos e nos distingue no panorama global dos eventos do setor”.

Acompanhado pelo Conselheiro de Agricultura da Região de Puglia, Donato Pentassuglia, região parceira desta edição da feira. “A Macfrut confirma-se como uma excelente montra do ponto de vista internacional. Ser uma região parceira, hoje em dia é motivo de grande orgulho, mas também de grande responsabilidade para toda a cadeia de abastecimento da Apúlia e para todos os operadores que apreciaram não só o modus vivendi diário da feira, mas também a oportunidade de comparação a um nível nível internacional. Abrimo-nos à globalização examinando prontamente os méritos das diferentes culturas e das diferentes variações que existem tanto do ponto de vista da produção como da internacionalização. É nossa intenção precisamente discutir, mas avançar nestes aspectos e representar cada vez melhor, não só na Macfrut, mas também em todas as feiras internacionais, a nossa capacidade de nos propormos como uma região líder no Sul na produção de produtos agroalimentares de qualidade”.

A palavra foi então para Stefano Bonaccini, presidente da Região Emilia-Romagna. “Depois do Cibus ontem, Macfrut hoje: mais um evento internacional, uma referência para todo o setor agroalimentar no mundo. De Parma a Rimini, a Emilia-Romagna confirma-se como uma região líder na alimentação: com apenas 7,5% da população, a exportação dos nossos alimentos ultrapassou os 10 mil milhões de euros no ano passado, o segundo maior item depois da mecânica e dos motores. Graças a um sistema que sabe trabalhar em conjunto: empresas que trazem paixão, qualidade e investimentos, enquanto como Região temos pressionado fortemente a promoção internacional e os incentivos à transição digital e ecológica”.

Um momento importante do dia foi a entrega do Prémio Macfrut 2024 a Roberto Luongo, ex-Diretor Geral da Ice Agenzia. Foi proferido pelo Ministro Lollobrigida juntamente com Lorenzo Galanti, Diretor Geral da Ice Agenzia. “É difícil nestas circunstâncias encontrar as palavras, a não ser para sublinhar o grande prazer de colher os frutos do compromisso assumido ao longo dos anos com a Ice. A Macfrut, sempre sublinhei, não deve ter medo de nenhuma feira mundial. Anunciei que a Macfrut poderia aspirar a um papel de liderança no contexto global de feiras graças ao apoio de todos os intervenientes na cadeia de abastecimento, posso dizer que estamos no caminho certo”.

Após o corte da fita no stand da Ismea/Masaf, realizou-se a conferência sobre “As prioridades do mundo agrícola na nova Europa”. Uma mesa redonda e discussão sobre questões de grande atualidade para o sector como o futuro da qualidade, da segurança, dos controlos e sobretudo da correta dimensão económica e rentabilidade associada a quem opera no sector primário. Um momento institucional aberto pelo Ministro de Itália, Francesco Lollobrigida e que contou com uma sucessão de intervenções: Cristiano Fini, Presidente da CIA nacional, Massimiliano Giansanti, Presidente da Confagricoltura nacional, Ettore Prandini, Presidente da Coldiretti nacional, Livio Proietti, Presidente do Ismea, Marco Riccardo Rusconi, Diretor da Aics, Luigi Scordamaglia, CEO da cadeia de suprimentos italiana, Lorenzo Galanti, Diretor Geral da Ice Agency e Renzo Piraccini, Presidente da Macfrut. Pontos de vista que procuraram colocar em discussão ideias, perspectivas, ferramentas e oportunidades de crescimento, em termos de qualidade, exportações e visibilidade do setor agroalimentar e agroindustrial.

A Macfrut é organizada pela Cesena Fiera, na Feira de Rimini e a 41ª edição decorreu nos dias 8, 9 e 10 de maio de 2024, das 9h30 às 18h00.

www.macfrut.com

Translate »