Novembro 28, 2025

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

De sensores isolados à inteligência de campo totalmente integrada

O ScoutAI conecta ferramentas que nunca foram projetadas para funcionar juntas. Diferente da maioria das ferramentas digitais — como dados de drones, registros de pulverizadores e aplicativos meteorológicos — que frequentemente operam isoladamente e carecem de interoperabilidade, as plataformas de tomada de decisão geralmente dependem de fontes únicas de dados e estão vinculadas a marcas específicas. Isso obriga os agricultores a lidarem com uma variedade de ferramentas incompatíveis.

O ScoutAI atua como um sistema de vigilância inteligente da exploração agrícola — mas, em vez de proteger edifícios, ele protege as culturas no campo. Treinado para detetar alterações suspeitas, como áreas desfolhadas e crescimento de ervas daninhas, os modelos de IA escaneiam continuamente imagens diárias de satélite das culturas. Para verificar as deteções iniciais, o ScoutAI aciona automaticamente drones agrícolas — estacionados em hubs inteligentes ao redor da exploração — para decolarem e investigarem de perto.

Os drones capturam imagens em alta resolução, chegando a dar zoom em folhas individuais, e utilizam IA embarcada para analisar as imagens em tempo real durante o voo. Por sua vez, câmeras montadas na barra do pulverizador fornecem contexto em campo ao vivo, com processadores embarcados analisando as condições da cultura em movimento. Enquanto isso, sensores inseridos nas culturas monitoram temperatura, humidade e surtos de pragas.

Os dados coletados dessas diversas fontes são combinados na plataforma em nuvem CultiWise, que então recomenda ao agricultor opções corretivas, incluindo mapas de prescrição para tratamentos variáveis e direcionados, como pulverizações localizadas. O resultado final é apresentado em poucos minutos, em um painel simples e de fácil leitura.

“Em vez de juntar manualmente dados de diversos sistemas de sensores, o agricultor recebe uma visão clara e mapas de prescrição prontos para máquinas, que podem ser transmitidos diretamente para equipamentos compatíveis de campo.

Para o agricultor, é como ter uma equipa de observadores trabalhando 24 horas por dia, identificando problemas antes que se espalhem e indicando exatamente onde e como tratar. Isso libera tempo valioso para que o agricultor se concentre em decisões de maior valor”, afirma Kornel Cziria, Diretor de Tecnologia da Skymaps.

Desenvolvimento e adaptabilidade global

Com lançamento previsto para daqui a cinco anos, o ScoutAI está atualmente em desenvolvimento por uma equipa de 30 engenheiros de software e hardware. Mais de 15 sistemas de sensores diferentes, de 10 marcas comuns, estão a ser testados, incluindo troca automática de baterias de drones e estações de acoplamento inteligentes para drones.

Várias grandes explorações estão já a participar na fase piloto do projeto

“O feedback inicial é promissor. Os agricultores claramente valorizam a capacidade de entender as condições dos seus campos sob múltiplas perspectivas e compará-las em tempo real. Esse processo normalmente consome tempo e depende da experiência do agricultor”, refere Cziria.

A inteligência do ScoutAI é baseada em modelos de IA treinados globalmente que aprendem com imagens de satélite, drones e pulverizadores de diferentes regiões e tipos de cultura, tornando-o adequado para explorações de todos os tamanhos.

Como plataforma modular, o CultiWise ScoutAI pode ser adaptado a qualquer sistema de produção agrícola no mundo ou a qualquer marca de equipamento — eliminando a dependência de fornecedor.

“O ScoutAI é um exemplo clássico de fusão de sensores. O processo coleta e processa dados de múltiplos sistemas de sensores que observam as mesmas condições de campo, mas de diferentes ângulos. Essa fusão de fluxos de dados diversos proporciona uma compreensão muito mais confiável e detalhada da saúde da cultura do que qualquer sensor isolado poderia oferecer”, explica Cziria.

O ScoutAI baseia-se na plataforma em nuvem CultiWise, incluindo o Zoneye, lançado em setembro deste ano — um modelo de IA que consegue detectar 37 espécies de ervas daninhas com precisão de centímetros, mesmo em condições “verde sobre verde”.

Zoneye e ScoutAI serão apresentados na Agritechnica 2025, de 9 a 15 de novembro, no stand da CultiWise: Pavilhão 9, Estande H35.

A Skymaps foi fundada em 2016 por um grupo de estudantes universitários de TI visionários, com o objetivo de oferecer aos agricultores melhor proteção e saúde das culturas. A startup desenvolveu o software em nuvem CultiWise, projetado para permitir aplicações direcionadas e variáveis de pesticidas, gerando economia de custos e maiores rendimentos.

Hoje, a plataforma CultiWise conta com mais de 1.000 assinantes e oferece mapas de prescrição para:

  • Pulverização localizada de drones para tratores;
  • Detecção de ervas daninhas com IA;
  • Pulverização “verde sobre verde”;
  • E, a nova funcionalidade lançada em 2025: imagens de câmeras de drones para aplicação variável de fungicidas, fertilizantes e reguladores de crescimento.

A empresa opera globalmente, com suporte local disponível em 15 países: Argentina, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, Alemanha, Irlanda, Lituânia, Polónia, Roménia, Eslováquia, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos.

Translate »