Os pneus BKT recebem, pela segunda vez, a Marca de Qualidade DLG APPROVED: É a vez do AGRIMAXFACTOR
O instituto de testes independente da Alemanha, DLG Test Center Technology & Farm Inputs, atribuiu aos pneus BKT AGRIMAXFACTOR 600/70 R 30 e 710/70 R 42 a marca de qualidade “DLG APPROVED” pelos seus resultados no módulo de teste “Proteção de recursos”.
A BKT, o principal fabricante multinacional de pneus off-highway, obteve, pela segunda vez, a marca de qualidade do instituto de testes independente DLG. Depois de cumprir os rigorosos critérios de avaliação, os pneus BKT pertencentes à gama AGRIMAXFACTOR, nos tamanhos 600/70 R 30 e 710/70 R 42, receberam a marca de qualidade “DLG APPROVED”, no módulo de teste “Proteção de recursos”.
Os principais objetivos dos testes realizados pela DLG incluíram uma análise do efeito dos pneus no solo e em termos de consumo de combustível. Estes dois elementos são, atualmente, fatores-chave para a sustentabilidade ambiental e a otimização dos custos no setor agrícola.
Os testes foram efetuados em duas fases diferentes: testes de campo em terrenos agrícolas em condições de funcionamento comparáveis e testes de simulação de atividades de transporte em terreno inclinado e plano, num banco de ensaio dinamométrico DLG. Este teste efetuado com o DLG PowerMix simula condições reais de transporte em caminhos com diferentes inclinações. O procedimento de ensaio permite a medição de parâmetros como o consumo específico de combustível, o desempenho a velocidades constantes e a eficiência global dos pneus em condições controladas.
Os pneus AGRIMAXFACTOR foram comparados com cinco pneus da concorrência. Os ensaios foram realizados em março de 2024, utilizando um trator John Deere 6R 250 e um Claas Xerion como trator de travagem. Os valores medidos da pressão no solo evidenciaram uma clara correlação entre a área de contacto e a profundidade de penetração. Em todas as profundidades de medição (10, 20 e 40 centímetros), o AGRIMAXFACTOR obteve os melhores resultados; o valor mais baixo de pressão no solo de 0,13 bar foi registado a uma profundidade de solo de 40 centímetros e uma pressão dos pneus de 0,6 bar.
A baixa pressão na área de contacto, que em média produz uma profundidade de via medida de 7,1 centímetros, reflete a capacidade dos pneus BKT para gerar uma profundidade de apenas 6,5 cm – portanto, 8% abaixo do valor médio e 18% menos do que o último classificado.
Outro aspeto fundamental é o consumo de combustível. Aliás, nos testes de campo, os pneus BKT registaram um consumo de combustível inferior em 1,7% à média (17,4 l/ha); o consumo nos testes de transporte foi 0,3% inferior ao valor médio dos pneus de referência. Especificamente, na variante de 40 km/h do teste de transporte DLG PowerMix, os pneus AGRIMAXFACTOR de tamanho 600/70 R 30 e 710/70 R 42 registaram um consumo específico de 367 g/kWh, enquanto na variante de 50 km/h o consumo aumentou para apenas 372 g/kWh.
“Os produtos da BKT voltaram a demonstrar a sua posição chave no segmento, distinguindo-se da concorrência pela elevada qualidade e pelo desempenho excecional, agora também reconhecidos por uma instituição que define tendências como a DLG. A obtenção, pela segunda vez no espaço de um ano, da marca de qualidade DLG APPROVED é mais um testemunho do foco da BKT em todo o processo de investigação e desenvolvimento, bem como sinónimo de um desenvolvimento de design meticuloso que dá prioridade à preservação das terras agrícolas e à redução das emissões”, afirma Lucia Salmaso, Diretora-Geral da BKT Europe.
→ A empresa S. José Pneus distribui a marca BKT em exclusivo na Península Ibérica.