Setembro 29, 2021

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do setor agrário

Alternativa ‘natural’ aos herbicidas estará a caminho?

1 min read

Investigadores da Universidade de Tübingen, na Alemanha, descobriram uma substância natural que poderia competir com o glifosato. Trata-se de uma molécula de açúcar sintetizada a partir de cianobactérias, que inibe o crescimento de vários microrganismos e plantas e é inofensiva para humanos e animais.

Num estudo divulgado no passado dia 29 de janeiro de 2021 na Nature Communications, especialistas em química e microbiologia da Universidade alemã de Tübingen anunciaram a descoberta de um anti metabólito incomum com uma estrutura química simples: uma molécula de açúcar com o nome científico 7-desoxi-sedoheptulose (7dSh), que, ao contrário dos hidratos de carbono comuns, que funcionam como fonte de energia para o crescimento das plantas, inibe o crescimento de plantas e micro organismos (bactérias e leveduras).

A molécula de açúcar bloqueia uma enzima chave na via do shikimato (via do ácido chiquímico), que é uma via metabólica que ocorre apenas em microrganismos e plantas, pelo que substância é considerada pelos cientistas como inofensiva para humanos e animais – uma característica já provada pelos investigadores em estudos iniciais.

Com esta descoberta esperam a longo prazo substituir os herbicidas e reduzir os metabólitos de dois herbicidas.

• Artigo publicado originalmente em CiB – Centro de Informação de Biotecnologia.

Translate »