Outubro 24, 2021

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do setor agrário

Indústria de máquinas agrícolas desafia Covid-19 com resultado recorde

3 min read

•  Vendas de produção aumentam 5 por cento
•  Novo recorde histórico de 9 bilhões de euros
•  Os preços dos grãos impulsionam o investimento

Os fabricantes de máquinas agrícolas e tratores que se produzem na Alemanha alcançaram vendas recordes no ano passado. Com uma produção de 5%, para 9 bilhões de euros, a indústria atingiu um novo recorde histórico no ano de Covid-19. “Mesmo em tempos de crise, produtos agrícolas e alimentos estão em grande procura. A agricultura e as máquinas agrícolas são consideradas sistemicamente relevantes. Isso beneficia os agricultores, os consumidores e nossa indústria”, disse o Dr. Bernd Scherer, diretor administrativo da VDMA Agricultural Machinery.

Preços altos dos grãos

Uma das principais razões para o bom andamento do setor de máquinas agrícolas foi o excepcional desenvolvimento dos preços do trigo e dos grãos grossos, que aumentaram acentuadamente desde julho e, entretanto, atingiram o máximo em dez anos. “Atualmente, estamos enfrentando uma grande procura por cereais em todo o mundo. Isso não é incomum em tempos de crise de estocagem, embora as expectativas especulativas também estejam desempenhando um certo papel”, explica Scherer.

Incentivos de investimento para tecnologia amiga do ambiente

Os incentivos de investimento do governo direcionados para promover processos de produção ecológicos e climáticos na agricultura também aumentaram o ânimo de compra de agricultores e empreiteiros na Europa e nos EUA. “Soluções de processos inteligentes que reduzem significativamente o uso de diesel, fertilizantes e produtos químicos de proteção de colheitas, enquanto aumentam os rendimentos”, diz Scherer.

Crescimento em segmentos-chave

Houve crescimento em vários segmentos-chave em 2020. Os tratores lideraram o caminho com um crescimento de vendas de 11 por cento, também relacionado ao aumento da capacidade de produção adicional na Alemanha. Os fabricantes de fertilizantes e tecnologia de proteção de cultivos também fecharam o ano do Covid-19 com sucesso. Os principais impulsionadores de vendas aqui eram máquinas para aplicações de alta precisão com entrada mínima. A indústria alcançou um crescimento de vendas de dois dígitos com tecnologia de proteção de cultivos, enquanto os produtores de tecnologia de fertilizantes registraram um crescimento igualmente respeitável de 6%. Ambos os segmentos conseguiram, assim, continuar a tendência positiva dos anos anteriores.

Âncora de estabilidade no setor de máquinas e engenharia industrial

“O que é particularmente gratificante é que estamos vendo um crescimento muito sustentado. Por exemplo, a indústria de máquinas agrícolas está na zona positiva sem interrupção desde 2017, tornando nosso setor uma importante âncora de estabilidade no setor de máquinas e engenharia de instalações”, resume até Bernd Scherer.

A VDMA representa cerca de 3300 empresas alemãs e europeias do setor de engenharia mecânica e de instalações. A indústria é sinónimo de inovação, orientação para exportação, empresas de médio porte e emprega cerca de quatro milhões de pessoas na Europa, mais de um milhão delas somente na Alemanha.

Translate »