Maio 7, 2021

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do setor agrário

Solos saudáveis: nova estratégia europeia de proteção dos solos

2 min read

Os solos são ecossistemas essenciais que prestam serviços valiosos, como o fornecimento de alimentos, energia e matérias-primas, o sequestro de carbono, purificação e infiltração da água, a regulação de nutrientes, o controlo de pragas e atividades recreativas.

Por conseguinte, os solos são fundamentais para combater as alterações climáticas, proteger a saúde humana, salvaguardar a biodiversidade e os ecossistemas e garantir a segurança alimentar. Os solos saudáveis são um fator essencial para alcançar os objetivos do Pacto Ecológico Europeu, como a neutralidade climática, a restauração da biodiversidade, a poluição zero, sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis e um ambiente resiliente.

A Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030 anunciou a atualização da estratégia temática da UE de proteção do solo, de 2006, a fim de abordar a questão da degradação dos solos e das terras de uma forma abrangente e contribuir para alcançar a neutralidade da degradação dos solos até 2030.

A Estratégia de Biodiversidade para 2030 salienta que é essencial intensificar os esforços para proteger a fertilidade dos solos, reduzir a erosão e aumentar a matéria orgânica do solo. É igualmente necessário realizar progressos significativos na identificação dos sítios contaminados, na recuperação dos solos degradados, na definição das condições adequadas ao seu bom estado ecológico e na melhoria da monitorização da qualidade do solo.

Pode participar na presente consulta pública respondendo ao questionário em linha. Se não puder responder ao questionário em linha, contacte-nos através do endereço eletrónico abaixo indicado.

Os questionários estão disponíveis em algumas ou todas as línguas oficiais da UE e pode responder-lhes em qualquer uma destas línguas.

Por motivos de transparência, as organizações e as empresas que participam nas consultas públicas são convidadas a inscrever-se no Registo de Transparência da UE. Por motivos de transparência, as organizações e as empresas que participam nas consultas públicas são convidadas a inscrever-se no Registo de Transparência da UE.

Consulte a página da consulta aqui.

Translate »