Outubro 24, 2021

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do setor agrário

OGM | EUA desregulamenta batata GM

1 min read

Créditos da imagem: Gilberto Lopes

Depois da batata W8, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) desregulamentou a batata Z6, geneticamente modificada para ficar protegida contra o míldio da batateira e as manchas pretas depois de descascada, e para ter níveis mais baixos de açucares e de acrilamida.

〈 29/04/21 〉 

Depois de analisar o pedido de extensão de desregulamentação da batata Z6, pela empresa produtora, o USDA elaborou uma Avaliação de Similaridade de Risco de Pragas de Plantas, concluindo que esta variedade de batata geneticamente modificada “não é mais propensa a risco de pragas de plantas do que a batata W8”, anteriomente desregulamentada.

Desenvolvida pela empresa norte-americana J.R. Simplot Company (Simplot) e designada como Snowden Z6, foi desenvovida por engenharia genética para ficar protegida contra o ataque do míldio da batateira, impedir a formação de manchas castanhas (que a batata adquire em contacto com o ar depois de descascada) e apresentar níveis reduzidos de açucares e acrilamida, classificada como um carcoinogénio que está presente em alimentos processados a altas temperaturas (por exemplo, na batata frita).

Mais informações aqui.

» Informação disponibilizada pelo CiB – Centro de Informação de Biotecnologia.

Translate »