Dezembro 7, 2021

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do setor agrário

Divulgados principais resultados do Global Symposium on Soil Biodiversity

2 min read

〈 11/05/21 〉

O Global Symposium on Soil Biodiversity (GSOBI21) divulgou os principais resultados do encontro que decorreu entre 19 e 22 de abril de 2021, contando com mais de 5.000 participantes de 160 países, assim como reunindo representantes de governos, cientistas e profissionais que trabalham em áreas relacionadas com o solo e a biodiversidade, ONGs, sociedade civil, comunidades locais e utilizadores da terra.

Estes resultados são o culminar de 8 horas em sessões plenárias, 24 horas de apresentações e discussão interativa realizada sobre 3 temas principais organizados em 6 sessões paralelas.

Durante o encontro foi ainda disponibilizada a publicação do documento ‘The Magical World of Soil Biodiversity’ que poderá ser descarregado AQUI.

Realizou-se também um concurso de pósteres científicos sendo vencedores os seguintes:

1.º Lugar: Martha Marina Bolaños-Benavides et al. (Colombia) – ‘Biodiversity of arbuscular mycorrhizae and chemical properties in soils of the Colombian coffee zone

AQUI poderá ver a lista completa ↵

Alguns dos resultados do Simpósio:

– O documento ‘Manter o solo vivo, proteger a biodiversidade do solo’, onde se destacará a importância de abordar a perda de biodiversidade do solo nas perspetivas de segurança alimentar, meio ambiente e saúde humana. O documento incluirá uma agenda conjunta de ação baseada em evidências científicas para prevenir a perda da biodiversidade do solo e fortalecer a monitorização, e avaliação da biodiversidade do solo.

– Lançamento do Observatório Global da Biodiversidade do Solo e a sua Rede Técnica de Biodiversidade do Solo – esta nova iniciativa irá preencher lacunas de conhecimento e aumentar a consciencialização sobre a importância da biodiversidade do solo.

– ‘Iniciativa Internacional para a Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Solo’ – este plano de implementação aumentará a mobilização de recursos e o investimento na melhoria da saúde do solo.

Os anais do Simpósio, com todos os artigos científicos apresentados oralmente e em formato de póster durante o Simpósio, serão publicados brevemente.

Poderá ainda aceder às publicações da GSP da FAO sobre Biodiversidade do Solo, AQUI. ←

Translate »