Dezembro 7, 2021

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do setor agrário

PSA confirmada na República Dominicana

2 min read

Através do programa de vigilância cooperativa, o USDA confirmou a presença de PSA em amostras recolhidas em suínos nas Províncias de Sánchez Ramírez e Montecristi, na República Dominicana.

O Laboratório de Diagnóstico de Doenças de Animais Estrangeiros do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) confirmou a presença de Peste Suína Africana (PSA) em amostras recolhidas em suínos na República Dominicana. A recolha de amostras faz parte de um programa de vigilância cooperativa.

O Ministério da Agricultura da República Dominicana informou que os resultados das 389 amostras recolhidas em suínos produzidos grandes e pequenas explorações, enviadas ao Laboratório de Doenças Animais de Plum Island, nos Estados Unidos, indicam a presença de Peste Suína Africana em animais das províncias Sánchez Ramírez e Montecristi.

Na Província de Sánchez Ramírez há uma população de 15000 suínos, enquanto que na de Montecristi é de aproximadamente 4600 animais.

O Ministério da Agricultura, através da Direcção de Saúde Animal, aplicou as seguintes medidas preventivas:

  • Proibição de circulação de suínos vivos e mortos de e para as Províncias de Sánchez Ramírez e Montecristi.
  • Quarentena em ambas as Províncias.
  • Limpeza e desinfecção dos dois locais sob a supervisão do Ministério da Agricultura
  • Levantamentos epidemiológicos periódicos nas províncias afectadas.
  • Controle militar total em todos os pontos estratégicos em ambas as Províncias.
  • Campanha promocional para informar a proibição da movimentação de suínos vivos e abatidos.

Em relação aos Estados Unidos, tanto a entrada de suínos vivos como a de produtos derivados da República Dominicana estão proibidos no decurso das restrições existentes para a Peste Suína Clássica. Além disso, o Departamento de Alfândega e Protecção de Fronteiras (CBP) do Departamento de Segurança Interna está aumentando as inspecções de vôos da República Dominicana para garantir que os viajantes não tragam produtos proibidos para os Estados Unidos. A CBP também garantirá que os produtos desses aviões sejam eliminados de forma adequada para evitar a transmissão de PSA.

Translate »