Dezembro 7, 2021

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do setor agrário

AVEIA FORRIDENA: a variedade de aveia mais forrageira do mercado

1 min read

A AVEIA FORRIDENA é a aveia sativa mais forrageira do mercado, atingindo uma altura entre 1,70m e 2,00m. As suas folhas são largas e compridas, o que faz com que antes de espigar, se pareça com um azevém gigante.

O seu talo é bastante fino e flexível e apesar da sua altura, resiste bastante ao encamado. A semente de cor branca e PMG baixo, permite sementeiras com densidade inferior comparativamente a outras aveias sativas.

A sua utilização principal é para forragem, podendo ser cultivada em extreme ou consociada com leguminosas como vícias ou ervilhas permitindo o aumento do teor proteico da forragem, podendo esta ser colhida em verde, feno e/ou silagem.

São bastante normais, valor de produtividade entre 12 e 15 Ton MS/há, sendo o corte aconselhado na fase entre o final da floração e o grão pastoso, embora o teor de proteína seja maior (12-13%) em cortes mais precoces e os teores em hidratos de carbono solúveis sejam maiores (20-25%) em cortes mais tardios.

Em resumo, a aveia FORRIDENA é uma variedade super forrageira em qualquer situação, que se pode semear em extreme ou em consociação em todas as zonas forrageiras.

↓ Saiba mais ↓

Translate »