A PAC entre os jovens da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal
A região espanhola de Galiza lidera um projeto europeu para divulgar os benefícios da Política Agrícola Comum entre os jovens da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal.
A Comissão Europeia selecionou uma iniciativa galega para destacar os benefícios para a sociedade das ajudas e regras da Política Agrícola Comum (PAC).
FunCAP é o nome do projeto coordenado pela Fundação Juana de Vega e financiado pelas Medidas de Informação da União Europeia (UE) no domínio da Política Agrícola Comum (IMCAP). O objetivo é sensibilizar e divulgar a PAC entre as novas gerações da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal, mas de uma forma divertida.
Assim, o FunCAP irá desenvolver um jogo de tabuleiro que será depois testado ao longo da primeira metade de 2022 em 14 escolas da Galiza e do Norte de Portugal para transferir de forma divertida os principais benefícios da PAC, do Pacto Verde Europeu e da Estratégia Farm to Table.
Além disso, o projeto divulgará conteúdos através de redes sociais para contradizer “notícias falsas”, ou concepções e informações erradas, sobre os objectivos da PAC, um eixo estratégico na construção da União Europeia, garantindo o acesso da população europeia a alimentos saudáveis, seguros e acessíveis.
O FunCAP também planeia organizar 2 webinars com peritos da PAC, bem como um seminário final com mais de 100 participantes.
Mais de 400 alunos da Galiza e do Norte de Portugal participarão no projeto.
Entre as escolas galegas que participarão no projeto estão o Centro de Promoção Rural EFA Fonteboa e os centros de formação e experimentação agroflorestal de Guísamo, Sergude, Becerreá, Lourizán, Monforte de Lemos e Pedro Muras, entre outros. Do lado português, a lista das escolas que irão participar no projeto FunCAP, todas elas ligadas ao sector agro-pecuário, está a ser finalizada.
Um comité consultivo composto por uma ampla representação do setor primário.
O projeto FunCAP tem também um Comité Consultivo composto por uma ampla representação do setor agro-pecuário da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal.
A Fundação Juana de Vega será representada por José Manuel Andrade Calvo e Alfonso Ribas Álvarez; os peritos da PAC serão os professores universitários Edelmiro López e Artur Cristovão; e os produtores serão representados por Javier Iglesias e Armando Fontainhas. Além disso, o Comité Consultivo incluirá também Manuel López Luaces, como representante da Agência Galega de Qualidade Alimentar, e Luis García e Rui Ribeiro, em representação das escolas participantes.
Mais informações sobre o projeto FunCAP em: www.funcapproject.eu.
@EUAgri #IMCAP