Dezembro 7, 2021

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do setor agrário

Estatísticas agrícolas da UE

3 min read

Estatísticas agrícolas da UE: subsídios, emprego, produção (infografia)

Descubra factos e números sobre a agricultura na União Europeia, incluindo o financiamento por país, emprego e produção, nas nossas infografias.

A agricultura é uma indústria importante para todos os países da União Europeia (UE), sendo que todos eles recebem fundos europeus através da Política Agrícola Comum (PAC). Estas verbas apoiam diretamente os agricultores através do Fundo Europeu Agrícola de Garantia (FEAGA) e as zonas rurais, a ação em prol do clima e a gestão dos recursos naturais através do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER).

→ Saiba de que forma a PAC apoia os agricultores.

Subsídios agrícolas da UE por país

Em 2019, foram despendidos 38,2 mil milhões de euros em pagamentos diretos aos agricultores e 13,8 mil milhões de euros em desenvolvimento rural. Outros 2,4 mil milhões de euros serviram para apoiar o mercado dos produtos agrícolas.

As regras que regem a forma como os fundos da PAC se gastam são determinadas pelo orçamento de longo prazo da UE. As atuais regras são aplicáveis até dezembro de 2022, data a partir da qual a mais recente reforma da PAC entrará em vigor, até 2027.

Estatísticas de emprego no setor agroalimentar da UE

A indústria agrícola apoiou 9 476 600 empregos em 2019 e 3 769 850 empregos na produção de alimentos (em 2018) e representou 1,3% do produto interno bruto (PIB) da UE em 2020.

Na Roménia verificou-se o número mais elevado de pessoas empregadas na área agrícola em 2019, enquanto a Dinamarca registou os níveis mais altos de emprego de pessoas empregadas na produção alimentar em 2018. Portugal empregou mais de 401 000 pessoas na agricultura em 2019 e 96 700 na produção de alimentos em 2018.

Por cada euro gasto, o setor agrícola injeta mais 0,76 euros na economia da UE. O valor acrescentado bruto (VAB) da agricultura, ou seja, a diferença entre o valor de tudo o que o setor agrícola primário da UE produziu e o custo dos serviços e bens utilizados no processo de produção, foi de 178,4 mil milhões de euros em 2020.

 Produção agrícola na Europa

A agricultura da União Europeia produz uma grande variedade de produtos alimentares, desde os cereais ao leite. A UE legislou para garantir que os alimentos produzidos e vendidos na UE são seguros. Através da sua Estratégia do Prado ao Prato, anunciada em 2020, a União visa garantir que os alimentos também sejam produzidos de uma maneira mais sustentável.

Os eurodeputados querem reduzir a utilização de pesticidas para melhor proteger os polinizadores e a biodiversidade. Eles pretendem igualmente acabar com a utilização de gaiolas na pecuária e aumentar a utilização da terra para a agricultura biológica até 2030.

 Para saber mais

Fontes de informação

Informação originalmente publicada pelo Parlamento Europeu.

Translate »