Dezembro 7, 2021

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do setor agrário

Psila em pereiras, como eliminá-la?

2 min read

pereira

A psila em pereiras é uma das mais importantes pragas de pereiras causada pelo inseto Cacopsylla pyri L. É amplamente distribuída e é uma das pragas mais prejudiciais para as pereiras.

A psila nas pereiras é causada por um inseto homóptero da família psyllidae, que é uma espécie de mosca de tamanho pequeno (2-3 mm). Esta praga começa a sua atividade na primavera com o rebentamento de gomos devido ao aumento das temperaturas, uma vez que as larvas se alimentam das folhas mais tenras e de flores e, quando a praga já se encontra estabelecida, alimentam-se dos novos rebentos. A psila precisa de, pelo menos, 100 dias para completar o ciclo, com temperaturas de 10 ºC e um mês se estas temperaturas forem de 20 ºC. Isto coincide com o rebentamento de gomos, novos caules, folhas e a posterior produção de frutos.

Quais são os seus sintomas?

Esta praga grave pode causar tanto danos diretos como indiretos:

  • Os danos diretos são causados por ninfas e adultos, que sugam a seiva da planta.Têm o seu efeito sobre os caules e folhas jovens, reduzindo o crescimento das partes vegetativas, causando enfraquecimento, malformações e a excreção direta de um melaço pegajoso.
  • Por outro lado, os danos indiretos são causados pelo melaço produzido nos danos diretos, que cai pelos caules e até pelo tronco, manchando assim as folhas, reduzindo a sua capacidade fotossintética e atraindo fungos, provocando assim um enfraquecimento da árvore, bem como a depreciação dos seus frutos.

Como detetar psila em pereiras?

A psila em pereiras pode ser facilmente identificada, pois, quando aparece, as partes vegetativas da pereira começam a brilhar e pode ser visto um líquido pegajoso, que, com o tempo, fica preto e cobre os rebentos, as folhas e os frutos. É, portanto, o seu sintoma mais característico: gotas de melaço segregadas nos órgãos atacados.

Como controlá-la naturalmente?

Para fazer face à psila em pereiras, é necessário seguir uma estratégia eficaz e curativa com o seu respetivo tratamento. Especificamente, na Idai Nature estamos comprometidos com estratégias de biocontrolo para o controlo, prevenção ou erradicação de qualquer praga, ou doença numa cultura.

A Idai Nature tem no seu portfólio de produtos de biocontrolo o Orocide®, um fitossanitário à base de extrato de laranja com uma ação de controlo de amplo espectro; fungicida, acaricida e inseticida, sendo muito eficaz no controlo de vários tipos de pragas.

Embora o seu efeito seja de contacto e choque, os mecanismos de ação são diferentes, dependendo do tipo de agente patogénico. Em alguns casos, o Orocide® provoca diretamente a morte do inseto devido ao seu efeito amolecedor do exoesqueleto e das asas; mas noutras espécies também pode afetar a ovoposição.

Para mais informações sobre o produto, clique aqui.

Translate »