Julho 2, 2022

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do setor agrário

IV CONGRESO IBÉRICO #DehesaMontado

2 min read
O IV CONGRESO IBÉRICO #DehesaMontado, que se realiza a 15 e 16 de junho em Badajoz sob o título: O futuro depende da nossa capacidade de adaptação, já lançou o seu programa.

Com mais de 40 oradores, esta nova edição pretende ser um espaço privilegiado para gestores, proprietários, técnicos e investigadores, de Portugal e Espanha.

No primeiro dia decorrem as sessões plenárias no salão Portalegre da IFEBA (espaço de feiras de Badajoz), dividida em 4 temas: Como adaptar o Montado às alterações climáticas; Valorização ambiental e oportunidades para o Montado; Inovação na gestão e na comercialização; e Os novos desafios da política pública no Montado. Em paralelo, existirão duas áreas de exposição onde se apresentam os resultados da investigação desenvolvida na Península Ibérica sobre o Montado e permite também a apresentação de iniciativas empresariais ou institucionais relacionadas com este setor.

O segundo dia será dedicado inteiramente à visita de campo, na Finca La Rinconada, próximo de Mérida, para observação da aplicação de diversas medidas e novas tecnologias associadas à gestão dos Montados.

Esta edição do Congresso, uma organização conjunta entre a ADPM, CICYTEX, FEDEHESA, UEx, INIAV, ICNF, UÉvora, Junta de Andalucia e ADENEX, corresponde à jornada final do projeto LIFE Montado-Adapt, que desde 2016 reúne 17 parceiros dos dois lados da fronteira ibérica, para testar soluções ao nível das explorações, que permitam reduzir a vulnerabilidade dos Montados (e Dehesas) que advêm dos cenários climáticos previstos e atenuar os seus impactos sociais, económicos e ambientais.

Este importante evento para o sector permitirá transferir o conhecimento sobre este sistema agroflorestal de elevado valor natural, e mostrar aos intervenientes diretos no processo de adaptação, aos decisores e políticos, que é possível adaptar o Montado/Dehesa às alterações climáticas, preservando os seus valores naturais, implementando novas formas de organização e gestão que tragam maiores benefícios económicos para os territórios rurais, e criando novos produtos e serviços fundamentais, garantindo a sua sustentabilidade.

Consulte o programa completo, mais informações e inscrições em: IV Congreso #DehesaMontado

Informações sobre o projeto LIFE Montado-Adapt em: www.lifemontadoadapt.com


O Montado/Dehesa é um ecossistema complexo, criado pelo homem ao longo de décadas de adaptação do bosque mediterrâneo, possui elevado valor ambiental, económico e social, e conjuga atividades muito diversas, tanto nas formas de intervenção
como nas vivências das populações.


O Projeto LIFE Montado-Adapt, do qual a ADPM Mértola é a entidade promotora, é uma iniciativa cofinanciada pela União Europeia através do Programa LIFE 2014-2020, subprograma Ação Climática.

Translate »