Dezembro 8, 2022

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

7 de dezembro: Bruxelas recebe Congresso Europeu de Jovens Agricultores

A dois meses da 8ª edição do Congresso Europeu de Jovens Agricultores, o comissário Janusz Wojciechowski recebeu os promotores da iniciativa – CAP e PPE – para apresentação oficial do evento sob o tema «O papel dos jovens agricultores na segurança alimentar».

Durante a sessão plenária do Parlamento Europeu realizada em Estrasburgo no dia 4 de Outubro, os promotores e anfitriões do 8º Congresso Europeu de Jovens Agricultores, que se realizará dia 7 de dezembro, reuniram-se com Janusz Wojciechowski, comissário Europeu para a Agricultura, para apresentação oficial do tema deste ano: “O papel dos jovens agricultores na segurança alimentar”.

Participaram do encontro com o comissário Wojciechowski, Duarte Mira, representante da Confederação dos Agricultores de Portugal e os eurodeputados do Partido Popular Europeu: Nuno Melo, Herbert Dorfmann (Itália), Simone Schmiedtbauer (Áustria), Juan Ignacio Zoido (Espanha) e Michaela Šojdrová (Chéquia).

O futuro da alimentação e da agricultura está nas mãos dos jovens agricultores europeus, que desempenham um papel crucial no desenvolvimento de um setor agrícola totalmente sustentável – que apoie o meio ambiente, a ação contra as alterações climáticas e soluções inteligentes para fornecer alimentos seguros e de alta qualidade aos consumidores europeus. A capacidade inata de inovar dos jovens agricultores coloca-os como os pioneiros naturais da transformação do sistema agroalimentar.

Celebrando a Comissão e o Parlamento o ano de 2022 como Ano Europeu da Juventude, o momento é propício para mostrar o investimento e o trabalho que os jovens agricultores estão a realizar e dos quais se espera que venham a liderar o caminho no desafio de criar uma cadeia alimentar mais forte, segura e sustentável na União Europeia, servindo de modelo para o resto do mundo.

Enquanto na edição do ano passado o Congresso destacou os jovens agricultores como modelo de resiliência para o setor agrícola, a edição deste ano pretende mostrar como é central o seu papel na manutenção da segurança alimentar, especialmente em tempo guerra.

No Congresso de 7 de Dezembro serão apresentados projetos de 22 Estados-membros que vão concorrer aos seguintes prémios:

  • Melhor projeto digital
  • Projeto mais resiliente
  • Melhor projeto de melhoria da área rural

→ MAIS INFORMAÇÕESwww.euyoungfarmers.eu

Translate »