Dezembro 8, 2022

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

Sima 2022: uma edição internacional e inovadora, voltada para o futuro

Chegou ao fim esta edição especial do centenário do SIMA 2022, o salão internacional das soluções e tecnologias para uma agricultura eficiente. Uma edição marcada por um novo posicionamento e que demonstrou a importância do encontro em termos de negócios, de inovações e de destaque dos atores do mundo agrícola, nacional e internacional.

• Foram mais de 1 000 expositores (290 novos), vindos de 37 países diferentes e 153 000 visitantes, 18% internacionais de 120 países.

• No decorrer da sua visita de inauguração, Marc Fesneau, ministro da Agricultura e da alimentação de França, apresentou um novo dispositivo de apoio aos agroequipamentos, no valor de 400 milhões de euros proveniente do « France 2030 ».

Um encontro Business International dedicado ao networking

Os líderes de projetos do mundo agrícola encontraram-se no SIMA 2022. Foram organizados mais de 1 000 business meetings, encontros personalizados entre expositores e visitantes, durante os 5 dias do certame. O SIMA, organizou, pela primeira vez uma operação de recrutamento de Top Acheteurs internacionais. Mais de 100 investidores, provenientes de 17 países (África do Sul, Alemanha, Áustria, Bulgária, Canadá, Costa do Marfim, Estados Unidos, França, Hungria, Irlanda, Itália, Lituânia, Polónia, República Checa, Roménia, Reino Unido, Eslováquia), beneficiaram de um programa de visitas à medida.

« A partir de domingo o stand teve uma grande afluência e os dias que se seguiram permitiram-nos manter um ritmo cadenciado. Realizámos contatos de alto nível os responsáveis de projetos de investimento concretos» explicou Jean-Christophe Haas, Diretor de comunicação da Kuhn.

« Criámos novos contatos com prospetos franceses e estrangeiros. Foi uma ótima edição! » comentou Flavien Roussel, Diretor de Marketing da Naïo Technologies.

Um posicionamento novo para valorizar a inovação em todas as suas vertentes

O SIMA, uma plataforma de mercado internacional, foi a ocasião para a apresentação, em ante-estreia, dos novos modelos de diversos expositores.

« Após 3 anos de ausência, esta edição do SIMA confirmou o sucesso do seu posicionamento no calendário, favorável à apresentação de inovações. Aguardávamos esta edição de 2022 para lançarmos 3 novidades em ante estreia da Lemken e da Steketee. No decorrer dos 5 dias do salão, desfilou uma palete muito diversificada de visitantes internacionais provenientes da Europa, da Ásia, dos Territórios para Além Mar e igualmente visitantes da América do Norte e do Sul (Estados Unidos, Canadá, Brasil, Chili, Uruguai) que não teríamos tido oportunidade de ver nas datas de fevereiro. Todos os ingredientes estão reunidos para o sucesso do SIMA nos próximos anos. » Comentou Jean-Christophe Regnier, diretor Geral da, Lemken França.

« As equipas da New Holland estavam expectantes em relação a esta nova edição do SIMA. Lançámos o novo trator T7.300, «a nossa jóia» tão aguardado por clientes e rede de concessionários. Obtivemos excelentes retornos em termos de comunicação e de vendas». Concluío Olivier Le Flohic, Diretor Comercial da New Holland Francesa.

O SIMA 2022 manifestou-se também como um revelador de inovações e novas tecnologias do mundo agrícola através dos seus dois eventos de topo:

  • O Concurso Internacional, SIMA Innovation Awards que destacou 17 inovações desenhando assim as tendências de fundo das transformações agrícolas.
  • Os SIMA Farming Awards, o novo concurso organizado em parceria com a Axema e a Nuffield International, e o júri composto pelos parceiros, da Copa Cogeca, de França agritwittos e do INRAE, recompensaram 7 agricultores pela sua abordagem sustentável da transição e pela sua capacidade em demonstrar o impacto social, económico e ambiental da sua inovação.

« Agradeço ao SIMA pela organização dos SIMA Farming Awards e por nos terem oferecido a nós, premiados, uma plataforma de partilha das nossas inovações com os nossos pares franceses e europeus. Os SIMA Farming Awards são importantes para pôr em destaque as inovações dos agricultores. Neste período de turbulência que atravessamos, devemo-nos conectar e partilhar as inovações a fim de enfrentar os desafios da nossa época. Uma agricultura forte e sã é importante para todos». Declarou Roland Van Asten, Van Asten Group (Elevage porcin) Países Baixos.

Uma nova ambição compreendida e apreciada

Com novas datas como resposta às expetativas dos agricultores, o SIMA 2022 expôs múltiplas soluções e tecnologias pour une agriculture performante e sustentável.

Dedicada à AgTech e com 150 expositores, o SIMA TECH foi um sucesso:

  • O Village start-up com 70 participantes apresentou aos visitantes e aos outros expositores as soluções disruptíveis;
  • Le Village de la robotique agricole by FIRA realçou o grande desenvolvimento da robótica na agricultura.
  • O programa de conferências foi elaborado em torno de temáticas específicas (melhorar a rentabilidade da minha exploração, reduzir o impacto ambiental e compreender a transição agroecológica e reduzir a dificuldade e melhorar a segurança no trabalho.

Conteúdos ricos e mobilizadores

Em linha com as preocupações do mundo agrícola, o SIMA 2022 proporcionou inúmeros momentos chave e animações:

  • Os SIMA TALKS encheram-se de visitantes vindos ouvir as 34 conferências animadas pelas federações, associações, institutos técnicos, influenciadores e embaixadores do ecossistema agrícola. (a autonomia energética da agricultura francesa: quais as perspetivas dos nossos agricultores? ; passar a inovação da ideia ao terreno; O lugar das mulheres no setor agrícola ; Para uma agricultura sem pesticidas sintéticos em França e na Europa ; a robótica agrícola : os mais recentes avanços e perspetivas…) ;
  • Os Encontros TECH & BIO by SIMA, pela primeira vez no SIMA, foi oferecida uma oferta global em torno da agricultura biológica (expositores, conferências técnicas percursos de visita…).

A nova geração de agricultores marcou presença

O SIMA, verdadeira vitrina do mundo agrícola para as novas gerações, acolheu mais de 6000 estudantes apaixonados pelas soluções e pelas novas tecnologias apresentadas. O SIMA TALENT, ofereceu a possibilidade de organização de inúmeros job datting que facilitaram o encontro entre os recrutadores e os candidatos em vista de emprego, estágio…

Esta edição do centenário do SIMA esteve mais do que nunca ao lado do mundo agrícola (construtores, agricultores e criadores, empreendedores, concessionários, prescritores, etc.).

→ Próxima edição – SIMA 2024: de 24 a 28 de novembro.

Translate »