Janeiro 30, 2023

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

Projeto apoia fileiras agrícolas de exportação em S. Tomé

A dinâmica gerada em torno das fileiras de exportação ao longo das últimas décadas tem tido um papel essencial para o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe, revelando-se hoje um dos eixos principais da estratégia de desenvolvimento do país, tanto pelo seu papel ao nível da segurança alimentar e nutricionalda população, como no equilíbrio económico e financeiro.

O Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação, elaborado em estreita parceria com o Ministério da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento de S. Tomé e Príncipe, procura alicerçar-se sobre os bons resultados alcançados nas últimas décadas pelas autoridades santomenses, organizações internacionais e organizações de produtores, procurando contribuir para a resolução dos principais problemas que se verificam atualmente neste setor.

Esta ação tem assim por objetivo geral o fortalecimento da economia e criação de emprego em São Tomé e Príncipe, no setor das fileiras agrícolas de exportação. Os objetivos específicos da ação são, por um lado, a capacitação dos atores do setor, contribuindo para a melhoria da qualidade e para o aumento de forma sustentável da quantidade da produção nacional das fileiras de exportação tradicionais (cacau, café e pimenta), e por outro lado, a consolidação do acesso e reconhecimento das mesmas nos mercados internacionais. Para além do reforço direto da produção e da qualidade das culturas de exportação, a aposta nestas fileiras passa também por promover a resiliência do sistema no seu todo, na sua ligação às condições socioeconómicas dos produtores, à sustentabilidade ambiental, à atratividade do mundo rural santomense, e à promoção da diversificação e inovação no contexto dos sistemas agroflorestais e do mercado local.

Artigo completo publicado na Revista Voz do Campo – edição de novembro de 2022.

Translate »