Janeiro 30, 2023

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

Comprar Terreno: da Escolha ao Financiamento

Quer comprar um terreno para construir uma casa ou fazer exploração agrícola, mas não tem capital próprio? Neste artigo, explicamos-lhe como deve proceder.

Quer seja para construir uma casa ou concretizar, finalmente, o seu projeto agrícola, é preciso ter algumas precauções na escolha do terreno. Determine a localização pretendida para o seu terreno e faça uma breve pesquisa nos principais motores de pesquisa de imóveis. Desta forma terá logo a noção de quanto custará um terreno com as características que procura e o tipo de terrenos que pode encontrar em determinada zona.

Outra forma interessante de encontrar bons negócios é procurar terrenos que estejam abandonados e estejam a ser reabilitados ao abrigo de novas iniciativas, como, por exemplo, o Banco de Terras para Pastores. Desta forma, conseguirá encontrar terrenos que, de outra forma, não estariam acessíveis.

As características do terreno e a finalidade que este terá são também muito importantes Obviamente, um terreno para construção de habitação terá de obedecer a regras diferentes de um terreno que será utilizado para plantação ou outras atividades agrícolas. Saber o que pretende e o que deve procurar num terreno é a chave para conseguir encontrar o terreno ideal, em pouco tempo.

Tenha em atenção os seguintes fatores:

Desnível

O terreno pode ser plano ou em declive. Se for construir algum tipo de edificação (casa ou outro edifício de apoio à exploração agrícola), tenha em conta que, havendo inclinação, será necessário um esforço extra na realização do projeto, para evitar grandes cortes de terra ou aterros, pois este tipo de operação poderá tornar a obra mais cara.

Tipo de solo

Não é fácil perceber o tipo de solo sem equipamento e formação especializada, mas a observação de alguns elementos naturais (como a existência de muitas pedras no terreno ou a passagem de rios ou ribeiras por perto) poderá ser um indicador valioso para a escolha.

Localização

Se for construir uma casa para habitação, é essencial que escolha um terreno com acesso a transportes, escolas, rede básica de saneamento, ligação à rede de eletricidade e telecomunicações. Por outro lado, um terreno para exploração agrícola deve ter boa exposição solar e ser de fácil acesso para máquinas agrícolas e outro tipo de veículos que possam necessitar de aceder ao espaço.

Limitações à construção

Peça à Câmara Municipal da zona onde se localiza o terreno para consultar o Plano Diretor Municipal (PDM). Este documento reúne informações importantes sobre o terreno, entre elas as regras para transformação e ocupação do terreno e as condicionantes e limitações à construção.

Financiamento para compra do terreno: que opções estão disponíveis?

Depois, é hora de procurar financiamento. Também aqui se apresentam diferentes soluções, para diferentes finalidades. Se não tiver capital próprio para financiar a compra do terreno, tem duas hipóteses: pedir um crédito pessoal ou avançar com um pedido de crédito especializado.

Crédito pessoal para compra do terreno

A vantagem de pedir um crédito pessoal para comprar um terreno é que o processo é mais rápido e menos burocrático. O processo é concluído, habitualmente, em menos de 48 horas e conta com várias vantagens:

  • Prazos alargados de pagamento (geralmente, até 84 meses)
  • Aprovação e transferência rápida do dinheiro
  • Pode ser pedido para qualquer finalidade
  • Pouca papelada e burocracia
  • Processo simples e rápido, podendo ser solicitado online

Numa altura em que a construção de casas tem muita procura e que os custos das matérias-primas estão em constante subida, a rapidez com que o processo de crédito pessoal é tratado pode ser fundamental para conseguir construir a casa dos seus sonhos. No entanto, se o preço do terreno ultrapassar os 75.000€, poderá não conseguir financiamento por esta via.

Crédito especializado

Para terrenos com valores acima dos 75.000€, terá de procurar um crédito específico para o fim a que se destina o terreno: crédito para construção, caso se trate de um terreno para construção de edifício de habitação própria permanente ou um financiamento específico para exploração agrícola e outros negócios.

Em ambos os casos, terá de apresentar mais documentação. No caso do crédito para construção, ser-lhe-á pedido um projeto de arquitetura, para que o banco possa avaliar o custo estimado do imóvel. Por outro lado, as linhas de financiamento para empreendedores pedem que se apresente um projeto, entre outras documentação, para aferir a viabilidade do negócio.

Translate »