Julho 20, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

Novo projeto ATTRACTISS quer impulsionar os Serviços de Apoio à Inovação

O projeto do Horizonte Europa “ATTRACTISS – AcTivate and TRigger ACTors to deepen the function of Innovation Support Services” iniciou atividade em outubro de 2022, e com duração de 6 anos, com o objetivo de melhorar e incorporar competências, abordagens, instrumentos e modelos de governação do Sistema de Conhecimento e Informação Agrícola (AKIS) dos Estados-Membros (EM). O projeto é liderado pela Wirtschaftsagentur Burgenland GmbH (WAB) e conta com um consórcio de 17 parceiros de 13 países europeus, entre os quais a CONSULAI, representante de Portugal.

O ATTRACTISS procura impulsionar os Serviços de Apoio à Inovação (SAIs), enquanto parte integral do AKIS, capacitando Associações Agrícolas e Silvícolas, Consultoras, Empresas do setor privado, Prestadores de Serviço, Direcções Nacionais e Regionais e entidades de Investigação e Educação. O SAI tem como objetivo a transformação e concretização de ideias inovadoras individuais em soluções que permitam a transição para um sector agrícola e florestal mais sustentável.

O projeto ATTRACTISS pretende atingir estes objetivos através da criação de uma rede de SAI à escala da UE que permita a ligação, o desenvolvimento da compreensão mútua, visão e capacidades comuns, no âmbito dos diferentes AKIS. Isto irá conduzir, em última análise, ao desenvolvimento de um ecossistema a favor de Abordagens Multi-Ator (AMA) e de projetos inovadores, aproveitando e dando continuidade a iniciativas inovadoras prévias, impulsionando as melhores práticas e alargando a rede. Esta metodologia permitirá também o diálogo institucional entre SAI e Autoridades de Gestão, podendo conduzir a intervenções direcionadas da PAC para a integração de SAI no AKIS.

A CONSULAI, o único parceiro português deste projeto, é responsável pela coordenação do pacote de trabalho dedicado à Comunicação, Disseminação e Exploração, que visa promover a interação com todos os intervenientes do projeto para assegurar a partilha e transferência de conhecimento através de uma comunicação e disseminação focada, e subsequente exploração dos resultados do projeto a nível nacional e europeu. Nos últimos 20 anos, a CONSULAI desenvolveu diversos projetos e estudos de inovação em várias áreas, apoiando os agricultores e demais atores do AKIS Português com ideias inovadoras, reforçado por uma extensa base de dados de contactos.

Translate »