Maio 25, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

Espanha é o principal produtor europeu de rações compostas, mas extremamente deficiente na produção de cereais

A ACCOE é a Associação Comercial de Cereais e Oleaginosas de Espanha. Foi fundada em 1977 com o objetivo de servir como meio de defesa dos interesses das empresas dedicadas a este comércio, até então muito protecionista e limitado, a fim de se adaptar às condições de um mercado em mutação que começava a dar os primeiros sinais da globalização. Em entrevista, o Secretário Geral da Associação, José Manuel
Alvarez, dá-nos a conhecer melhor a sua atividade e missão.

Quantos associados tem a ACCOE e qual o seu perfil?

Atualmente contamos com 190 associados e englobamos desde as grandes multinacionais importadoras até pequenos armazéns locais. Temos também agentes comerciais independentes e empresas nacionais de média/ grande dimensão.

O índice de ruralidade da atividade é muito elevado, ou seja, mais de 70% das empresas estão localizadas em municípios com menos de 20.000 habitantes e quase 60% naqueles com menos de 5.000 habitantes.

Qual a dimensão média dos associados em área de produção?

Nas áreas de produção geralmente as empresas são pequenas ou médias. 65% têm menos 10 trabalhadores e são geridas por famílias. Estão intimamente ligadas geográfica e economicamente aos agricultores para quem são essenciais, não só como comerciantes de cereais ou oleaginosas, mas também como fornecedores de fatores de produção e serviços (fertilizantes, sementes, lavoura, etc.).

Nos últimos anos, têm vindo a sofrer uma grande concorrência por parte das cooperativas que se aproveitam dos subsídios nacionais e europeus para gradualmente ganharem terreno comercial em detrimento dos nossos membros (…).

→ Entrevista completa na edição de março 2023 da Revista Voz do Campo.

Translate »