Maio 25, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

“A Região de Múrcia será o epicentro da inovação agrícola”

Antonio Miras Morente, Diretor do Centro de Exposições de Múrcia-IFEPA

“O Fame Innowa é uma feira bienal, cuja última edição decorreu em 2019, e que este ano de 2023 celebraremos de 19 a 22 de abril, com muito boas perspetivas. É uma feira consolidada no calendário anual desta instituição e responde a um setor tão importante como o Agro-profissional da Região de Múrcia.

Esta feira está intimamente ligada às raízes da Instituição, já que a IFEPA começou em 1984 com ela, e evoluiu para se tornar a Feira de Tecnologia Agrícola. E é que a tecnologia tem sido um fator chave na modernização dos processos de produção na Região de Múrcia, que agora se tornou um modelo agrícola. Fama Innowa torna-se assim a feira de meios de produção agrícola do Levante espanhol.

Na organização da Feira de Tecnologia Agrícola, Fame Innowa, não caminhamos sozinhos. Contamos com o apoio de um Comité Técnico Organizador formado pelos principais agentes do setor agrícola da Região de Múrcia, como a Administração Regional, centros de formação e investigação, organizações agrárias, associações empresariais, universidades, bancos, assim como um coletivo empresarial, com quem temos realizado várias reuniões de trabalho.

O setor agrícola é o mais moderno e receptivo a qualquer avanço tecnológico, por isso na Fame Innowa estarão as últimas novidades agrícolas das mais de 200 empresas que vão expor, representando a maioria dos subsetores agrícolas.

Estamos finalizando a comercialização da feira, que está com 90% de espaço contratado, em uma área de 27 mil metros quadrados. E orgulhamo-nos da resposta muito positiva do setor, são eles os verdadeiros protagonistas do evento, que diariamente fazem um grande esforço nas suas empresas para cumprir os objetivos traçados.

É uma feira baseada na investigação e, portanto, em progressos. Foi ainda constituída uma Comissão Científica, a quem cabe liderar a conceção do programa do Fórum do Conhecimento e Inovação Tecnológica, Foro Innowa, um ambicioso programa técnico no quadro de uma significativa concentração de empresas, que contará com proeminentes divulgadores científicos, como David del Pino, que abordará as tendências disruptivas no marketing de frutas e vegetais na conferência inaugural. A digitalização aplicada ao setor agro, a sustentabilidade ambiental na produção agroalimentar, os cadernos de campo eletrónicos, os desafios futuros da agricultura na Região de Múrcia, são os eixos sobre os quais será desenvolvido um programa completo de apresentações e comunicações aos profissionais da área do setor que podem participar gratuitamente, mediante inscrição no site do IFEPA.

Estamos a fazer um grande esforço para chegar a todos os profissionais através de uma ampla divulgação da entrada profissional, tanto online como na distribuição física através de associações e empresas agrícolas.

Durante quatro dias, a Região de Múrcia será o epicentro mundial da tecnologia agrícola. A nossa região merece uma feira dessa magnitude”.

Translate »