Maio 25, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

Preparativos em curso para a Macfrut 2024

Arrancou a campanha promocional da 41ª edição da Macfrut, a feira internacional dedicada às frutas e aos legumes, vai realizar-se de 8 a 10 de maio de 2024, no Centro de Exposições de Rimini.

Há alguns dias, foi lançada uma campanha promocional que começou mais cedo do que nas edições anteriores, a pedido de muitos expositores. Os principais temas da próxima edição também já foram definidos.

A 41ª edição da Macfrut será oficialmente apresentada a 11 de outubro na Expo Doha, no Pavilhão de Itália, especificamente concebido pela própria Cesena Fiera. A capital do Qatar não foi escolhida ao acaso: faz parte de um percurso que a Macfrut iniciou, com especial incidência na Península Arábica, onde acolheu apresentações no Dubai (2022) e em Riade (2023). De facto, esta região estratégica será o parceiro internacional da Macfrut 2024. Conhecida pelas suas frutas e legumes de qualidade superior, nomeadamente as tâmaras, a Península Arábica importa 70% das frutas e legumes frescos que consome. Neste contexto, a Itália tem potencial para desempenhar um papel crucial como plataforma no sul da Europa para a sua logística marítima. O facto de um número crescente de profissionais do setor e de visitantes desta região participarem na Macfrut demonstra que as relações comerciais entre a Península Arábica e a Europa cresceram nos últimos anos.

As uvas de mesa serão o produto-chave da Macfrut 2024: são um dos pilares das exportações de frutas e legumes “Made in Italy” em todo o mundo, uma vez que muitas variedades de uvas inovadoras são exportadas com sucesso. Um Simpósio Internacional (Macfrut Table Grape Symposium) será dedicado a toda a cadeia de abastecimento das uvas de mesa, enquanto a região parceira será a Apúlia, uma região de Itália mundialmente conhecida pelos seus produtos de qualidade, que incluem também as uvas “Uva di Puglia” IGP.

Uma das grandes novidades da edição de 2024 é a Macfrut Academy, um serviço exclusivamente reservado aos expositores que poderão beneficiar durante todo o ano de uma série de serviços dedicados: sessões técnicas sobre inovação, eventos presenciais, online e encontros profissionais com especialistas de todo o mundo. De facto, a Macfrut Academy prolonga a duração da feira, que se torna um centro de contacto com os intervenientes globais da indústria durante todo o ano.

Por falar em novidades, haverá também duas novas exposições. A primeira é a exposição agrisolar: Agrisolar Systems & Technologies, organizada em colaboração com o IEG (Italian Exhibition Group), que apresenta soluções técnicas atualmente disponíveis no mercado para a agricultura moderna. O segundo é o Innovation Hub for Healthy Food, uma exposição dedicada aos produtos transformados e às tecnologias de transformação utilizadas para produzir alimentos funcionais com elevado valor nutricional. Organizada em colaboração com o curso de Ciência e Tecnologia Alimentar da Universidade de Bolonha, é dedicada a produtos hortícolas inovadores.

Estão confirmadas várias exposições temáticas dedicadas a inovações em vários setores da indústria: o evento internacional Biosolutions, o Acqua Campus, a Spices & Herbs Global Expo, o Red Planet e a área Plant Nursery que apresenta inovações na indústria de viveiros de plantas.

www.macfrut.com

Translate »