Maio 25, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

Fruit Attraction alcança enorme sucesso na sua 15ª edição

O 15º Aniversário da Fruit Attraction terminou no dia 5 de outubro de 2023 com os melhores números de participação da história da feira. No total, 103.868 profissionais de 145 países — oito a mais que no ano passado — participaram no evento, 16% a mais que na edição do ano passado.

A feira, organizada pela IFEMA MADRID e FEPEX, tendo a Andaluzia como Região Convidada, registou a participação de 2.000 expositores de 56 países. 64.000 metros quadrados líquidos de ofertas de frutas e legumes foram distribuídos em nove salas pela primeira vez no centro de exposições. Isto se traduziu em um aumento de 10% para ambos os conjuntos de números. Números que transformaram Madrid na capital mundial das frutas e legumes, além de reafirmarem que a Fruit Attraction é uma ferramenta fundamental para a comercialização global no setor hortofrutícola.

A feira reforçou a sua afirmação como grande centro de negócios da indústria hortofrutícola nacional, que ocupou 60% do espaço expositivo, e demonstrou a importância dos mercados ultramarinos, uma vez que dois terços da produção nacional de Espanha são exportados. As comunidades autónomas produtoras de frutas e legumes de Espanha estiveram entre os participantes da feira. De todos os expositores espanhóis, a Andaluzia foi a região com maior número de empresas (206), seguida da Comunidade Valenciana (155), Múrcia (102), Catalunha (93) e Madrid (84). Outros participantes nacionais notáveis incluíram também Aragão, Extremadura, La Rioja, Castela La Mancha e Castela e Leão, bem como Navarra, País Basco, Galiza, Ilhas Canárias, Cantábria e Astúrias.

Com participação portuguesa, marcaram presença vários expositores independentes, além do registo de 50 empresas e associações associadas da Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, numa participação recorde que provou o reforço da aposta nos mercados internacionais.

De acordo com a Portugal Fresh, no hall 8 da Fruit Attraction, “a presença portuguesa ocupou uma área de 640 metros quadrados, a maior de sempre”.

A Área de Produtos Frescos, espaço de exposição dos produtores e retalhistas de frutas e legumes, voltou a ser o maior segmento, representando 70% da feira, um aumento de 14% face ao ano passado, juntamente com a Área de Indústrias Afins com 25%, que teve crescimento em dois dos seus setores: Biotech Attraction, de 5%, e Smart Agro, de 20%. A Área de Logística de Alimentos Frescos também registou um aumento superior a 31%, contando com 48 empresas participantes.

O segmento internacional foi responsável por 40% da ocupação, com participação de 56 países. Nesta ocasião, 17 novos mercados aderiram ao evento, incluindo Áustria, Dinamarca, Chipre e Bulgária, reforçando assim a forte presença da Europa.

Um dos aspetos que os participantes mais valorizaram foi a qualidade e o profissionalismo demonstrados pelos visitantes internacionais, cujos números cresceram mais de 26%, representando 45% do número total de participantes. Mais uma vez este ano, o maior número de visitantes veio da Europa, especialmente de Itália, França, Holanda, Portugal, Reino Unido e Alemanha. A América Latina foi a região que registou o maior crescimento, vindo de países como Chile, Peru, Brasil, Colômbia, Equador e Argentina. África do Sul, Estados Unidos e Egito, entre outros, também tiveram forte presença na feira.

A Fruit Attraction proporcionou também aos participantes uma plataforma de promoção e expansão internacional com o ‘International Guest Programme’, financiado pela feira, em colaboração com o Ministério da Agricultura Espanhol e o ICEX, que atraiu 700 grandes compradores, gestores de compras retalhistas, importadores e grossistas de 66 países para Madrid. Essa plataforma também conta com o programa “Noted Importing Country”, que este ano esteve no Brasil, nos Estados Unidos e no Canadá.

No domínio da inovação, a Fruit Attraction acolheu uma nova edição do The Innovation Hub com a exposição de um total de 54 produtos e serviços. Nesta área da feira decorreu também a entrega dos Prémios Innovation Hub, com o prémio na categoria Produtos Frescos para a empresa xEXPRIMIR, o prémio da Indústria de Frutas e Vegetais para a FMC AGRICULTURAL SOLUTION e Ações de Sustentabilidade e Compromisso para a CAPEC.

Um programa completo de conferências fez da Fruit Attraction um centro de conhecimento para o setor, com 75 apresentações sobre os mais diversos temas e participantes e palestrantes de alto nível. Destaca-se o 8º Congresso de Atração de Uva, a Conferência de Atração de Biotecnologia, o Congresso de Biofruta e a sessão intitulada Transformação tecnológica, digitalização, inovação e sustentabilidade: 4 investimentos-chave promovidos por linhas de financiamento público, organizada pelo Grupo FI e FEPEX. A feira também sediou o Biotech Forum e o 4th Fresh Food Logistic The Summit, organizado pela Alimarket. Iniciativas dignas de nota também foram encontradas na Atração Alface, organizada pela Proexport para divulgar o produto estrela desta edição, a alface.

Além disso, a Factoría Chef voltou a ser espaço de stand de gastronomia dentro da Fruit Attraction, com um total de 14 atrativas demonstrações e shows de culinária.

A Fruit Attraction 2023 contou mais uma vez com o apoio do Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação de Espanha na sua cerimónia de abertura, presidida pelo Ministro em exercício, Luís Planas.

A feira organizou mais uma vez nesta edição a recolha de frutas e legumes dos expositores para o Banco Alimentar de Madrid, recolhendo 32.179 quilos de produtos hortofrutícolas.

Organizada pela IFEMA MADRID e FEPEX, a Fruit Attraction 2024 será realizada de 8 a 10 de outubro no recinto de feiras, em Madrid.

De salientar a participação da Revista Voz do Campo, que esteve presente com uma equipa de reportagem ao longo dos 3 dias deste certame de referência internacional no setor hortofrutícola.

Assiste a algumas das entrevista realizadas durante a feira em:

Canal YouTube – Voz do Campo

Translate »