Abril 13, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

Yara celebrou a sua convenção anual de Parceiros

A Yara celebrou a sua convenção anual de Parceiros sob o tema “Cultivar um futuro agroalimentar positivo para o meio ambiente”.

Na última sexta-feira, dia 27 de outubro de 2023, a Yara realizou a habitual convenção anual de Parceiros onde apresentou a sua nova Diretora Comercial, Bouchra Nakara, e discutiu a estratégia de negócios para os próximos anos.

A Yara não realizava a sua convenção anual de parceiros desde a pandemia, mas na passada sexta-feira voltou a reunir todos os seus clientes parceiros num evento em que, após uma introdução em que foi anunciada a ambição da Yara: “Cultivar um futuro agroalimentar positivo para o Ambiente”.

Ela própria moderou uma mesa redonda onde o Embaixador da Noruega, Nils Haugstveit, Mónica Andrés, vice-presidente executiva da Europa, e Marion Martinez, vice-presidente sénior da Europa do Sul participaram.

O primeiro a participar foi o embaixador norueguês, que sublinhou que, historicamente, a Yara tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento industrial da Noruega e a importância da missão da Yara de alimentar o mundo de forma responsável, o que constitui um desafio não só para Espanha ou para a Europa, mas a nível global.

Mónica Andrés baseou a sua participação na estratégia da Yara, que definiu como “ter um impacto positivo na natureza”. Para tal, a estratégia da Yara assenta em três pilares: a neutralidade climática, que, segundo Mónica, pretende alcançar até 2050 e que até à data conseguiu reduzir em 55%. “Estamos conscientes das alterações climáticas, porque um dos setores mais afetados é a agricultura, e na Yara podemos contribuir para evitar que continue a degenerar”. É por isso que a Yara está a trabalhar em dois projetos para a Europa sobre a produção de amoníaco verde.

Um segundo pilar seria a agricultura regenerativa, já que a Yara está comprometida em melhorar a saúde do solo com melhor utilização dos recursos e apostando em produtos que ajudem nesse processo, como os Bioestimulantes.

Por último e terceiro lugar, Mónica Andrés lembrou o terceiro pilar estratégico da Yara, que é a prosperidade. Prosperidade que se traduz na sustentabilidade de toda a cadeia alimentar. Depois das últimas crises globais como a pandemia, a crise energética ou a invasão da Ucrânia, a Yara provou ter resiliência para superar toda esta instabilidade que continuará a afetar o setor.

Por sua vez, Marion Martinez destacou que a crise contínua e tornou-se uma nova normalidade para todos. A Yara é um player global que conseguiu ter uma cadeia de suprimentos e uma sólida experiência que permitiram à Yara chegar a todos os seus clientes neste ambiente hostil. Também informou a todos os distribuidores parceiros que a Yara está a trabalhar duro na inovação para agregar valor aos produtos que tem atualmente no seu portfólio, além de apostar em novas ferramentas e tecnologias digitais para ajudar os agricultores a trabalhar na eficiência do uso de nutrientes e insumos.

Houve também mais participantes como Pedro Villa, da Northstar Brokerage, que esteve presente na convenção para dar a conhecer a situação económica e as tendências do mercado de matérias-primas agrícolas.

Por sua vez, Mónica Sánchez, Gerente de Operações Agronómicas da Yara, explicou aos participantes o que está para vir em termos de legislação europeia e nacional e como podem contar com a Yara para se adaptar a estes novos requisitos.

Karem Canedo, Diretora de Desenvolvimento de Negócios e Carlos Martín, Especialista em Desenvolvimento de Bioestimulantes, apresentaram dois novos bioestimulantes que foram adicionados ao portfólio da Yara: YaraVita ACTISIL, o novo bioestimulante com ácido ortosilícico estabilizado com colina e YaraVita OPTIVI, o primeiro bioestimulante com certificado CE.

Javier Díaz, Diretor de Produto da gama YaraVita, apresentou YaraVita GRAMITREL, micronutrientes específicos para cereais e arroz, e os dois produtos YaraVita para a agricultura biológica: YaraVita BORLIV e YaraVita CALLIV.

Para encerrar a reunião, Jorge Martínez, Business Development Manager Food Chain, também esteve presente para falar sobre a importância de toda a cadeia alimentar estar alinhada para cultivar um futuro agroalimentar positivo para o ambiente.

Translate »