Maio 25, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

Freshuelva exportou para Portugal mais de 11 mil toneladas de morango

A Freshuelva, Associação de Produtores e Exportadores de Morango, tornou-se em 1983 a associação setorial de produtores e comercializadores de morango em Huelva – Espanha.

As empresas associadas da Freshuelva representam cerca de 95% da produção do setor. Desde a sua criação, os objetivos desta associação espanhola, têm sido a defesa e promoção do setor de Huelva, onde desempenha funções e participa em tarefas de natureza muito diversa, sempre com o objetivo último de promover a imagem do produto e melhorar a tecnologia e estrutura da fileira e, com isso, aumentar o rendimento dos agricultores.

Em entrevista à Revista Voz do Campo, a Direção da Freshuelva dá-nos conta de alguns aspetos interessantes relacionados com a associação e com o setor que representa.

Como evoluiu a cultura de morango na região de Huelva?

A província de Huelva concentra 97% da produção de morangos em toda a Espanha com uma evolução constante desde que esta cultura começou na área há mais de 40 anos e com uma clara aposta na qualidade, que é reconhecida pela sua grande aceitação nos mercados. A área estabilizou-se em mais de 6 mil hectares.

Quais são as principais dificuldades da cultura?

As principais dificuldades da cultura do morango, como no resto das culturas em Espanha e entendemos que na Europa também, é a escassez de água, que é otimizada ao máximo nos campos de Huelva; a limitação da utilização de produtos fitofarmacêuticos em toda a Europa e a escassez de mão de obra no auge da campanha, quando estão empregadas cerca de 120 mil pessoas (…).

→ Leia a entrevista completa na Revista Voz do Campo, edição de novembro 2023.

Translate »