Junho 22, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

Alimentos compostos para animais (estimativas 2023 e perspetivas 2024)

Segundo a FEFAC (Federação Europeia dos Fabricantes de Alimentos para Animais) as estimativas para 2023 da produção de alimentos compostos para animais de produção na União Europeia apontam para um valor perto dos 144 milhões de toneladas, o que corresponde a uma diminuição de 2% face a 2022.

Projetam-se diminuições de 5% em países como a Alemanha, Irlanda, Dinamarca e Hungria, enquanto Áustria, Bulgária, Itália e Roménia sofrem ligeiros aumentos. Este valores refletem os fatores que condicionam a conjuntura atual, como sejam a gripe aviária, a peste suína africana o fornecimento de matérias primas, e os efeitos das alterações climáticas.

O setor dos alimentos compostos para suínos foi o que sofreu uma maior redução (-5.2%), tal como já havia acontecido em 2022 e acompanhando as reduções na produção destes animais. Os alimentos compostos para aves viram a sua produção crescer em 0,9%.

Uma grande incerteza afeta os valores das previsões para 2024, fruto da evolução das doenças animais, da incerteza económica, da inflação e das alterações climáticas.

Informação disponibilizada pelo FEFAC.

Translate »