Junho 17, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

GFFA – Ministros da Agricultura de 61 países comprometem-se a apoiar a adoção de novas tecnologias

No final da 16ª Conferência dos Ministros da Agricultura, que se realizou entre 17 e 20 de janeiro, em Berlim, durante o Fórum Mundial para a Alimentação e a Agricultura (GFFA-Global Forum for Food and Agriculture), sessenta e um países assinaram um comunicado com vários compromissos. Apoiar a transformação para uma agricultura e sistemas alimentares mais resistentes e sustentáveis é um dos compromissos assumidos.

A declaração de compromissos contém uma secção que promove a gestão integrada das pragas com base em provas científicas sólidas, fomentando sistemas de alerta precoce, técnicas de gestão das culturas e a utilização responsável de produtos fitofarmacêuticos. Os signatários também se comprometeram a apoiar o desenvolvimento e a adoção de novas tecnologias e práticas em todas as fases dos sistemas agrícolas e alimentares e reconheceram o seu apoio a um sistema comercial multilateral baseado em regras, aberto, seguro, transparente, equitativo e sustentável com a Organização Mundial do Comércio e o Sistema de Informação do Mercado Agrícola do G20.

Também deixaram claro que a guerra ilegal de agressão da Rússia contra a Ucrânia aumentou drasticamente a fome no mundo.

O Fórum Global para a Alimentação e a Agricultura (GFFA) é um encontro informal. A edição deste ano, que contou com a presença da Ministra da Agricultura portuguesa, Maria do Céu Antunes, centrou-se nos “Sistemas Alimentares para o Nosso Futuro: Unir Forças para um Mundo sem Fome” e é uma iniciativa do Ministério da Agricultura da Alemanha.

Translate »