Abril 20, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

ADP Fertilizantes, do Grupo Fertiberia, lança NSAFE

ADP Fertilizantes, do Grupo Fertiberia, lança NSAFE: O primeiro bio-inibidor do mercado que evita perdas de azoto, protege a biodiversidade do solo e aumenta os rendimentos

A ADP Fertilizantes, empresa do Grupo Fertiberia – referência europeia no setor da nutrição vegetal de alto valor acrescentado -, dá mais um passo na sua aposta na biotecnologia com o lançamento de NSAFE. Este novo produto apresenta uma tecnologia pioneira a nível mundial que permitirá que grande parte da oferta de fertilizantes da empresa aumente a sua capacidade de proteção da biodiversidade do solo, melhorando em simultâneo o rendimento das culturas.

Trata-se do primeiro desenvolvimento biotecnológico do mercado com um efeito inibidor da nitrificação. Esta tecnologia permite que os fertilizantes enriqueçam o solo graças à sua natureza microbiana, oferecendo assim uma alternativa mais eficiente e ecológica comparativamente aos inibidores de síntese química.

NSAFE será aplicado, numa primeira fase, no NERGETIC COMPLETE DZ+ da gama Fertiberia TECH e incorporado progressivamente nos restantes produtos da linha NERGETIC COMPLETE, proporcionando assim um novo fator de diferenciação face às restantes soluções disponíveis no mercado.

Esta tecnologia, fruto de mais de seis anos de investigação, já foi lançada no mercado espanhol e registada pelo Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação. Atualmente, já estão em curso as diligências para a sua internacionalização.

“O azoto é um elemento essencial para o crescimento das plantas, mas, muitas vezes, uma parte perde-se no solo ou na atmosfera devido aos processos de lixiviação e volatilização, o que representa um desafio significativo para os agricultores”, explica António Santana Fernandes, Diretor Comercial da ADP Fertilizantes | Fertiberia TECH. “Esta tecnologia inovadora protege o azoto e prolonga a atividade do mesmo, permanecendo ativo no solo durante mais tempo e permitindo que as plantas o assimilem com maior eficiência. E fá-lo com uma particularidade: respeitando a vida microbiana e sem afetar os microrganismos presentes no solo”, acrescenta.

NSAFE é mais eficiente do que os restantes inibidores químicos, uma vez que, ao contrário destes, não atua sobre o azoto amoniacal (NH4+) como os inibidores de síntese, mas sim diretamente sobre o azoto nítrico (NO3-). Desta forma, os microrganismos são capazes de o assimilar na sua estrutura orgânica sob a forma de proteína e de o libertar como azoto orgânico, após o seu ciclo de vida.

“A renovada linha NERGETIC COMPLETE irá concentrar todos os benefícios das tecnologias da gama Fertiberia TECH numa única linha, criando, assim, a linha de fertilizantes mais completa e avançada em eficiência produtiva”, destaca António Santana Fernandes.

O Grupo Fertiberia é a primeira empresa do setor a produzir fertilizantes em grande escala com hidrogénio verde e está a executar o plano Net Zero para atingir a neutralidade carbónica em 2035.

“Em paralelo a esta redução drástica nas emissões dos nossos produtos, com NSAFE reforçamos a nossa liderança no domínio da biotecnologia e das soluções agrícolas de elevado valor acrescentado. Este desenvolvimento não só representa um avanço que melhorará a nossa linha de produtos, como constitui um passo importante para uma agricultura mais sustentável e ecológica”, sublinha o Diretor Comercial da ADP Fertilizantes | Fertiberia TECH.

A Fertiberia, é um Grupo constituído por 13 empresas líderes do setor, localizadas em Espanha, França, Portugal, Países Baixos, Suécia e Grécia, com mais de 1.700 colaboradores, é uma referência europeia no setor da nutrição vegetal e agroindústria, bem como pioneira na produção de amoníaco verde na UE, com o objetivo de descarbonizar a agricultura e outros setores, como a indústria e os transportes. É a primeira empresa do seu setor a comprometer-se a alcançar as zero emissões líquidas em 2035. A Fertiberia é propriedade da Triton Partners, que impulsiona o seu crescimento para transformar esta empresa espanhola numa líder da fertilização do futuro, permitindo aos profissionais da agricultura obter rendimentos superiores da maneira mais sustentável possível.

Translate »