Abril 20, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

Início da construção da nova unidade de produção da STIHL na Roménia

Foram iniciados os trabalhos para uma nova fábrica da STIHL em Oradea, Romênia, em 27 março, 2024.

O novo local abrigará uma nova instalação de produção de baterias e assinala um marco significativo na estratégia de crescimento da empresa familiar alemã. A rede internacional de produção, que inclui operações de produção distribuídas por sete países em quatro continentes, está a expandir-se para incluir outra importante localização na Europa.

A unidade de produção tem um espaço de quase 47.000 metros quadrados e está sendo construída em um local de 147.000 metros quadrados. A produção regular está prevista para começar em setembro de 2025. A fábrica da ANDREAS STIHL POWER TOOLS S.R.L. em Oradea deverá empregar cerca de 700 pessoas até 2028.

“Atualmente fabricamos produtos a bateria nas nossas fábricas em Langkampfen, Áustria; em Virginia Beach, nos EUA; bem como na China e na Alemanha”, disse o Dr. Nikolas Stihl, Presidente do Conselho Consultivo e do Conselho de Supervisão da STIHL, durante a cerimónia oficial de inauguração. “Também começaremos a fabricar ferramentas operadas por bateria na nossa sede alemã em Waiblingen este ano e em Oradea a partir de 2025, melhorando significativamente a nossa competitividade no segmento de baterias no processo.”

Projeto com efeitos positivos para além da região

Florin Spataru, Conselheiro de Estado e, portanto, um colaborador próximo do primeiro-ministro romeno lon-Marcel Ciolacu, expressou o seu apreço pelo investimento da STIHL em Oradea e enfatizou a importância do projeto para o desenvolvimento económico de todo o país: “A decisão da STIHL de construir uma nova instalação de produção de baterias aqui não só impulsionará o crescimento económico nesta região, mas também ajudará a fortalecer a nossa posição como local de produção no mercado global.”

Florin Birta, presidente da câmara de Oradea, focou no seu discurso os efeitos positivos da deslocalização de uma empresa global como a STIHL na economia local e no mercado de trabalho: “A decisão da empresa de investir em Oradea é um forte sinal da atratividade da nossa região.”

Construída como uma fábrica sustentável

Foi atribuída grande importância à sustentabilidade e à proteção ambiental no planeamento e construção da nova fábrica. Uma vez concluída, a instalação será certificada pelo Conselho Alemão de Construção Sustentável (DGNB). A central dispõe de um sistema fotovoltaico e utiliza energia geotérmica para aquecer e arrefecer o edifício de escritórios, o que significa que o local é completamente independente dos combustíveis fósseis. O conceito prevê igualmente a utilização direcionada de telhados verdes.

Translate »