Maio 25, 2024

Agricultura Internacional

Imprensa especializada do Setor Agrário

“O setor agrícola é vital para a S. José Pneus, sendo a BKT a nossa marca, líder de mercado ibérico neste tipo de pneus”

A S. José Pneus é uma das principais empresas de distribuição de pneus da Península Ibérica, assumindo como característica principal ter a oferta mais diversificada do mercado. Em entrevista, Luís Aniceto, gerente da empresa, partilha as novidades que estiveram em destaque na FIMA 2024 bem como as últimas tendências e inovações no mercado de pneus agrícolas.

Os objetivos da vossa participação na FIMA 2024 foram atingidos?

Como é habitual na presença da BKT nas grandes feiras internacionais, a área de exposição foi uma mistura de agricultura, vanguarda e entretenimento, temperada com um toque desportivo, tornando a experiência do visitante verdadeiramente inesquecível e envolvente. Isto foi evidente na mostra dos pneus BKT mais populares em aplicações agrícolas, na novidade, o Agrimax Factor, já preparado para os tratores elétricos e no entretenimento de cariz desportivo com destaque para os jogadores da LaLiga.

Esta edição da FIMA foi um pouco atípica pois não contou com a presença de algumas marcas de tratores, e também coincidiu com alguns protestos de agricultores, o que fez com a feira tivesse menor afluência.

No entanto, a FIMA continua a revelar-se um certame relevante na Península Ibérica na área agrícola e o stand da S. José Pneus – BKT foi um dos mais visitados de toda a feira.

Que novidades estiveram em destaque no vosso stand?

No stand da S. José Pneus, os participantes da FIMA 2024 encontraram o AGRIMAX V-FLECTO na medida 650/65 R 42, o pneu agrícola para tratores de alta potência, perfeito para aplicações de lavoura e transporte, com compactação reduzida do solo e excelentes propriedades de autolimpeza.

Destacámos também o novíssimo AGRIMAXFACTOR, apresentado na medida 520/70 R 38, cujas vantagens são o excelente manuseamento e o extraordinário conforto de condução, combinados com uma durabilidade excecional e o facto de se encontrar preparado para a mobilidade elétrica.

Expusemos ainda o RIDEMAX IT 697 M+S e o RIDEMAX FL 693, pneus com excelentes prestações quer no campo quer na estrada bem como propriedades de autolimpeza.

Como nos caracteriza a S. José Pneus?

A S. José Pneus é uma das principais empresas de distribuição de pneus da Península Ibérica, assumindo como característica principal ter a oferta mais diversificada do mercado e orgulha-se de continuar a merecer dos clientes e fornecedores, a frase que foi o seu primeiro lema: Confiança absoluta.

Com novas instalações em Cantanhede, inauguradas em 2019, a empresa conta também com presença em Beja, Faro e Madrid, posições estratégicas em Portugal e Espanha.

As novas instalações estão inseridas num lote com 54.000m2 de área, que incluem um armazém com 25.000m2 . Com o novo armazém, os anteriores e com a expansão que teve lugar em 2022, a S. José Pneus dispõe de uma capacidade de armazenamento total de 32.000 m2 e 25 cais de carga/descarga.

Quais são as principais marcas representadas pela S. José Pneus?

Trabalhamos em exclusivo a BKT, no segmento de pneus Off-Highway, agricultura, industriais, engenharia civil e portos, relva e jardim.

A S. José Pneus tem também um portfólio multimarca que vai desde os pneus ligeiros, comerciais, 4×4 até aos pneus de camião. Trabalhamos com todas as marcas Premium do mercado mas distribuímos em exclusivo nesses segmentos, a Semperit, Goodride, Fortune e Powertrac.

Destacamos aqui o acordo de exclusividade que assinámos em 2023 com a Prinx Chengshan para a distribuição oficial da marca Fortune em Portugal e em Espanha. Devido à sua presença no mercado, capacidade de armazenamento, equipa e know-how técnico, a S. José Pneus foi considerada o parceiro chave para desenvolver a marca. O mercado ibérico é estratégico para a Prinx Chengshan e por isso a empresa confiou a distribuição ibérica da sua marca Fortune à S. José Pneus.

Qual a importância do setor agrícola para a empresa?

O setor agrícola é vital para a S. José Pneus, sendo a BKT, a nossa marca, líder de mercado ibérico neste tipo de pneus. Com um fortíssimo stock, durante a pandemia, numa altura em que o mercado atravessava dificuldades no lado da oferta, geradas por problemas na cadeia logística, e não havendo pneus para entrega, a S. José Pneus apostou em aumentar bastante o stock, tendo em mente que a agricultura não podia parar.

Ao percebermos que seria necessário ter pneus para abastecer o mercado, reforçámos o stock e, consequentemente, aumentámos o nível de vendas em Portugal e em Espanha, conquistando uma posição de liderança.

Como a S. José Pneus tem acompanhado as últimas tendências e inovações no mercado de pneus agrícolas?

A S. José Pneus encontra-se muito atenta às últimas tendências e a BKT continua a apostar na inovação. Prova disso mesmo é o novo Agrimax Factor, com marcação e-ready e apto para os novos tratores elétricos e a nova gama de pneus agroflorestais. Trabalhamos com a marca há quase 20 anos, com 12 anos no mercado ibérico, têm sido anos muito positivos e muito desafiantes. No início o trabalho foi de branding, de dar a conhecer e implementar a marca. Atualmente, conseguimos colocar a marca numa posição de liderança.

O que distingue um Pneu BKT?

Os pneus BKT apresentam uma excelente relação qualidade-preço e, quando comparados com outras marcas muito reconhecidas no mercado, apresentam os mesmos níveis de qualidade e performance por um preço muito mais interessante obtendo um custo por hora 20% mais baixo. Esta é a demonstração inequívoca que o pneu BKT é um produto de alto rendimento.

Qual é o perfil dos vossos clientes?

A S. José Pneus, preservando a cadeia de valor da distribuição de pneus, trabalha apenas com oficinas especializadas. Ainda assim, identificamos como cliente tipo BKT um cliente profissional, com elevado conhecimento tecnológico e com foco na rentabilidade dos seus trabalhos agrícolas. Para 2024, quais serão as grandes apostas da empresa? 2024 será um ano de consolidação e esperamos manter o percurso evolutivo que nos trouxe até aqui numa posição de liderança. Este ano, com a BKT, estaremos ainda presentes na Salamaq, em Salamanca, no Mondego Agrícola em Montemor-o-Velho, na Sepor em Lorca e na MMH em Sevilha. Estaremos também presentes em algumas feiras europeias onde a BKT esteja presente.

→ Leia a entrevista na Revista Voz do Campo: edição de abril 2024

Vídeo relacionado:

Translate »